Proveniente de olivais centenários, “Segredos do Côa” é o azeite gourmet ideal para a sua mesa e para qualquer um dos seus pratos, desde as chamadas “Entradinhas” passando pelo prato principal, até à sobremesa. É exatamente este o propósito de Aníbal e Gustavo Soares, ajudar a criar nos portugueses o hábito da degustação do azeite, bem como levá-los a conhecer a sua verdadeira aplicabilidade nos diferentes alimentos, para apreciar ao natural, em temperos ou preparações simples.

Atualmente com três tipos diferentes de Azeite à escolha – o Premium de sabor frutado verde intenso e o Grande Escolha de sabor frutado verde suave, para além da novíssima colheita 2019 já devidamente certificada BIO.

É em Vila Nova de Foz Côa que é produzido este néctar, nas propriedades da família, nomeadamente em Castelo Melhor, a caminho das Gravuras Rupestres da Penascosa, próximo da foz do rio Côa, junto ao Douro.

Com uma acidez de 0,1 e um sabor complexo, Aníbal Soares afirma que a característica mais importante num azeite é a sua harmonia. Quanto à complexidade que o “Segredos do Côa” possui deve-se à colheita ser feita na altura certa, tendencionalmente mais cedo do que é habitual, conferindo ao azeite notas amargas e picantes, características da região. Para isso as azeitonas deverão apresentar-se no ponto de maturação ideal, com tonalidades verde, roxa e preta, resultando num puro sumo, que é o azeite virgem extra, significando não conter qualquer defeito.

Nestas terras de altitude do Douro Superior, a “apanha da azeitona” é feita integralmente de forma manual. Sendo extraído a frio o resultado não poderia ser melhor.

Com práticas agrícolas 100% naturais, o Azeite Virgem Extra Premium “Segredos do Côa” obteve a Medalha de Ouro em New York – International Competition 2018. “Foi uma enorme satisfação para nós sermos distinguidos entre as melhores marcas do mercado mundial e num concurso que teve mais de mil participantes, afirma Aníbal Soares, acrescentando que a intenção não é produzir cada vez mais, mas sim produzir cada vez melhor. “O nosso azeite provém do Olival Tradicional, de oliveiras diferentes, de azeitonas diferentes, clima e tratamento das terras diferentes. Temos, atualmente, azeites biológicos certificados, o que aliado às características anteriores, resulta numa produção muito limitada, mas de qualidade superior”, elucida o nosso entrevistado.

PROMOVER UM AZEITE “GOURMET”

A marca “Segredos do Côa” transformou-se na empresa “Segredos do Côa” com a criação de produtos de qualidade direcionados para o nicho de mercado gourmet que apreciam verdadeiramente este tipo de produto. Com uma loja online e com pontos de venda em lojas gourmet de especialidade, o “Segredos do Côa” tem sido apresentado e acolhido por hotéis e restaurantes de categoria elevada, nomeadamente estrelas Michelin.

“Existe uma história por detrás do “Segredos do Côa” e contamos não ficar só pelos azeites. Temos amendoeiras nas nossas propriedades e começámos, igualmente, a fazer as primeiras vindimas para nos lançarmos no mercado dos vinhos”, refere Gustavo Soares. Sendo estes os três grandes produtos do Douro Superior, a família do “Segredos do Côa” possui estas riquezas nas suas propriedades. “Contudo, se no vinho estamos a dar os primeiros passos, no que refere a criação de uma marca, no azeite somos profissionais de longa data, herdando a experiência das anteriores gerações”, acrescenta Aníbal Soares.

Com efeito, ao fim de algumas décadas, esta família reabilitou a sua paixão de sempre, criando o “Segredos do Côa” marca com uma forte personalidade. Agora os próximos passos serão dados no sentido de desbravar novamente terrenos da família, igualmente com oliveiras centenárias, para continuar a produzir um azeite diferente, capaz de corresponder às necessidades deste nicho de mercado gourmet.