Amílcar Ferraz, Miguel Ferraz, André Castro, Joel Rocha, Cláudia Barroso, Daniela Ferraz.

“Só com a sinergia das várias gerações conseguiremos ter um grupo forte”

Nós acreditamos que desafiando o status quo através da inovação científica, desenvolvemos produtos com mais eficácia, qualidade e segurança.

Acreditamos que juntando à inovação científica novos conceitos tecnológicos, conseguimos fazer chegar ao consumidor produtos com um design elegante, utilização fácil e intuitiva que lhes promova melhor saúde e bem-estar.

Acreditamos que só conseguiremos atingir níveis de inovação elevados se fizermos convergir as experiências, o conhecimento, as sensações, as emoções e os ideais dos colaboradores de diferentes gerações em equipas multidisciplinares focados num mesmo objetivo.

Hoje um dos grandes desafios das empresas, é sem dúvida, a capacidade em conseguirem encontrar formas de gerir grupos de colaboradores de gerações mistas. As diferenças e os ideais entre gerações são cada vez mais acentuadas.

Estudos mostram-nos que as mudanças comportamentais ocorrem em cada dez anos.

A grande consequência desta vertiginosa alteração é, sem dúvida, o aumentar da distância entre colaboradores de gerações diferentes, dificultando o diálogo, a compreensão e a interação entre líderes e liderados.

Nós no Grupo Labialfarma acreditamos que a coabitação das várias gerações cria sinergias e dinâmicas vitais para a criação daquilo a que chamamos inovação360. Queremos dar oportunidade a atividades complementares dentro das empresas do Grupo Labialfarma, tais como a inovação360, o desenvolvimento de projetos culturais e artísticos, proporcionando aos nossos colaboradores a partilha de novas realidades que lhes proporcionarão desenvolver as suas aptidões, alargar o enquadramento do negócio, o seu bem-estar no seu local de trabalho e fundamentalmente a compreensão entre gerações.

O Grupo Labialfarma pertence a um mercado onde se pretende comunicar e vender produtos e serviços a várias gerações. Tivemos por isso que constituir equipas onde essas gerações estejam representadas, de modo a estabelecerem-se os adequados meios e linguagem de comunicação. É fundamental vivermos a realidade dos nossos potenciais clientes, no sentido da utilidade dos nossos produtos e serviços corresponderem, de facto, às expectativas e necessidades dessas gerações.

Esta é sem dúvida a melhor forma de vencermos o presente e conquistarmos o futuro. Só com a sinergia das várias gerações conseguiremos ter um grupo forte e preparado para enfrentar os mercados e as suas dinâmicas e multiplicidades.

Amílcar Ferraz, Administrador da LABIALFARMA

 

“Valorização e investimento no capital humano”

Fazendo parte da 3ª geração da Labialfarma, qual vai ser o seu contributo para o futuro da empresa?

Para responder à pergunta, vou ter que mencionar brevemente as duas gerações anteriores.

Quando a Labialfarma nasceu em 1981, o objetivo do seu fundador e meu avô, era apenas um. Conseguir abastecer os pacientes da sua clínica de naturopatia. A oferta de suplementos alimentares e medicamentos à base de plantas naquela altura era escasso e até se pode dizer menosprezado. Juntando ao facto que o comércio online não passava de ficção científica, a única solução era mesmo ser ele próprio a fabricá-los. Como era um apaixonado pelas plantas medicinais e pela química, não demorou muito até que os seus produtos ganhassem notoriedade. Foi assim até 1994, quando o meu pai se juntou à Labialfarma, que tinha apenas um cliente, a clínica do meu avô.

Em 2001 quando o meu pai adquiriu a totalidade da empresa, também ele um apaixonado por esta área de negócio, revolucionou por completo o caminho da Labialfarma através da inovação científica, do desenvolvimento de novos conceitos tecnológicos e grande foco na qualidade e segurança de todos os produtos desenvolvidos por nós.

A internacionalização era inevitável, e hoje estamos presentes em mais de 40 países. Suportando-me nos fortes alicerces que as gerações anteriores me deixaram, o meu grande objetivo é a globalização do Grupo Labialfarma.

O projeto “Inovação360” é a primeira fase dessa globalização. Não estamos só focados na globalização física da empresa, mas também interna. Portugal está tão apetecível para o mercado mundial de trabalho que não precisamos de sair do nosso país para conseguir ter diferentes culturas e ambientes dentro de uma organização.

Com a construção das nossas novas instalações, queremos atrair mais know how especializado, investindo ainda mais em novas tecnologias e apostando no multiculturalismo das nossas equipas. Só através da coabitação de diferentes gerações e culturas de todo o mundo é que conseguimos atingir os níveis de criatividade que sonhamos para o Grupo Labialfarma.

Acredito que todas as empresas de grande sucesso mundial se destacam pela valorização e investimento no capital humano. A inovação e criatividade são uma consequência dessa filosofia. Este será o primeiro passo que marcará o futuro do Grupo Labialfarma.

Miguel Ferraz, Diretor Geral da LABIALFARMA

 

“A 4ª Revolução Industrial chegou à Labialfarma”

A Labialfarma é um dos mais importantes laboratórios farmacêuticos em Portugal. Num mercado cada vez mais global e digital, de que forma a marca tem contornado os desafios para responder às necessidades do mercado?

Somos desde a nossa génese, amantes da inovação e modernidade por excelência e prezamos por conservar estas características em tudo o que fazemos. A 4ª Revolução Industrial chegou à Labialfarma, há mais de uma década (em mindset), estando atualmente em fase avançada de concretização veiculada por uma série de investimentos e iniciativas digitais e de automação transversais ao grupo e aplicadas às nossas duas unidades de produção. Este projecto foca-se, em traços muito gerais, em três grandes pilares: live tracking para controlo e monitorização dos processos; big data como ferramenta de apoio à tomada de decisão; e automação. Este é o nosso conceito de digital factory.

Encaramos genuinamente todas estas soluções como elementos decisivos na agregação de valor para os nossos clientes e no aumento da produtividade dos processos.

O modus operandi da indústria ao nível global tem vindo a evoluir em diversas frentes. Em que se baseia a filosofia de gestão industrial da Labialfarma?

QCDF: Quality, Cost, Delivery e Flexibility. As quatro dimensões onde procuramos diariamente ser excelentes. O foco está sem dúvida em tudo o que acrescenta valor aos produtos. Para isso apoiamo-nos na filosofia Lean e num conjunto de ferramentas que gravitam à volta da mesma como meio de identificação e eliminação de desperdícios alavancando desta forma e em simultâneo, a qualidade e produtividade.

Os produtos standard ou one-fits-all foram substituídos pelos tailor-made: ser único e diferente dos restantes é a chave do sucesso da Labialfarma mas também um grande desafio. Como é que a Labialfarma encara o desafio da flexibilidade no paradigma atual do multi-produto?

Observamos efetivamente uma mudança drástica nos hábitos de consumo da sociedade actual. Nos dias de hoje, os consumidores estão cada vez melhor informados, mais exigentes e interessados em produtos adaptados às suas necessidades e não o contrário. Como consequência deste facto, surge o conceito de mass individualization. O desafio surge precisamente em encontrar a fórmula para fornecer produtos altamente individualizados tendo em consideração os factores qualidade, preço e entrega. Production setups mais flexíveis, intercomunicação de dados de forma rápida e claras através de toda a supply chain e a nossa equipa com um mindset muito jovem, capaz de entender estas novas tendências, são sem sombra de dúvida as chaves do nosso sucesso neste mercado.

André Castro, Diretor Indústrial da LABIALFARMA

 

“A constante inovação é a nossa imagem de marca”

Orgulhosamente a trabalhar para todo o mundo” é um dos lemas da Labialfarma. Enquanto diretor comercial Internacional da Labialfarma, qual tem sido a verdadeira estratégia da marca para se posicionar no mercado internacional?

Inovação! Marcar a diferença pela inovação é, sem dúvida, a nossa estratégia.

Seria impensável competir com fabricantes de produtos “standard” oriundos da China e de outros países com uma capacidade produtiva enorme a baixo custo, por isso, só mesmo com a diferenciaçao através da inovação e qualidade é que conseguimos ter sucesso e atrair clientes de renome num mercado internacional extremamente competitivo como é o farmacêutico/nutracêutico.

O que distingue a Labialfarma da concorrência no mercado internacional?

Como referido anteriormente, a constante inovação é, sem dúvida, a nossa imagem de marca. E aqui a inovação que aportamos, não é somente no que toca em produtos propriamente ditos, mas também ao nível das tecnologias que aplicamos, em alguns casos únicas no mundo, assim como na diversidade de serviços que temos ao dispor dos nossos clientes. Um dos nossos slogans e que promovemos internacionalmente é “Labialfarma Group – More than a Contract manufacturer” que, em nosso entender, espelha muito da nossa filosofia, porque pretendemos ser bem mais que um simples fabricante. Queremos ser o parceiro ideal, apresentar soluções “all in one” desde a ideia até à conceção final do produto que será adquirido pelo consumidor final. Temos capacidade para fazer o desenvolvimento galénico, lotes piloto, testes de estabilidade, validação dos processos de fabrico, avaliação regulamentar, registo de produtos nas diversas autoridades de saude, apoio logístico, entre outros.

A complementariedade de serviços torna-se muito atrativa, desta forma os nossos clientes conseguem concentrar uma grande variedade de serviços num único parceiro. A inovação aliada à qualidade e complementariedade de serviços é o que mais nos distingue da concorrência.

O Grupo Labialfarma exporta já para mais de 40 países nos cinco continentes. Qual o objetivo para o futuro a médio longo prazo?

O principal objetivo a médio/longo prazo é a consolidação do Grupo Labialfarma no mercado internacional, dando prioridade ao reforço das parcerias com os clientes que temos, tendo por certo que o crescimento dos nossos clientes é a nossa própria evolução. Procuramos um crescimento sustentado.

Continuar a marcar a diferença pela inovação. Pretendemos que os nossos produtos e serviços sejam mais que isso mesmo, queremos que causem emoção, que sejam alvo de desejo.

Pretendemos consolidar a marca “Produzido por Labialfarma”, que isso seja entendido como um sinónimo de qualidade superior e internacionalmente reconhecida.

Joel Rocha, Diretor Comercial Internacional da LABIALFARMA

 

“A melhoria contínua é um elemento essencial num sistema de qualidade moderno”

A qualidade tem impacto positivo na inovação?

Claro que sim. Se pensarmos que a inovação é a qualidade do futuro, que é uma evolução natural da gestão da qualidade, a qualidade do amanhã, ou seja, atendendo às necessidades do cliente para amanhã.

Para ter sucesso, é preciso ter uma visão estratégica do mercado. temos que descartar a visão de que a inovação diz apenas respeito ao R&D, assim como há 20 anos descartámos o pensamento de que a qualidade era apenas do departamento de qualidade.

Como?

O desafio que se nos coloca diariamente está intimamente relacionado com os vários tipos de inovação que praticamos diariamente na Labialfarma: processo, produto, marketing e organizacional.

A relação entre as práticas de gestão da qualidade e inovação assentam cada vez mais num modelo composto por pressupostos, que são controlados e monitorizados através da implementação de um sistema de gestão de qualidade eficaz, tais como:

  1. a) Práticas de liderança da gestão de topo A liderança é necessária para direcionar o foco na qualidade e inovação, para definir o papel e as responsabilidades de cada equipa, e tomar decisões finais sobre a alocação de recursos. As equipas de gestão precisam de ser muito claras nas expectativas e na sua capacidade de equilibrar entre processo e inovação, para que se evitem relações hostis entre as áreas funcionais e equipas inovadoras;
  2. b) Envolvimento e qualificação dos colaboradores: O envolvimento dos colaboradores é um dos principais fatores que afeta o desempenho organizacional e os resultados dos negócios. A contribuição e o envolvimento dos colaboradores no processo de implementação do sistema da qualidade aumenta o seu comprometimento, autonomia e inventividade que levam à inovação da organização;
  3. c) Foco nos clientes
  4. d) Formação e treino;
  5. e) Documentação e informação;
  6. g) Melhoria contínua:

A melhoria contínua é um elemento essencial num sistema de qualidade moderno. O objetivo é melhorar a eficiência otimizando um processo e eliminando esforços desperdiçados. Os esforços de melhoria são realizados de maneira estruturada e com supervisão.

Cláudia Barroso, Diretora Técnica e da Garantia da Qualidade da LABIALFARMA

 

“Os nossos colaboradores são as nossas mais importantes ferramentas de marketing”

Qual o papel do Marketing numa realidade de gerações mistas?

Eu adoro cozinhar. Existe algo de mágico no facto de conseguirmos criar um prato delicioso a partir de uma combinação chave de ingredientes singulares. Enquanto estou na cozinha a tentar usar criativamente cada um dos ingredientes penso muitas vezes no meu local de trabalho. Quando olho ao redor do meu gabinete deparo-me com uma multiplicidade de idades: Baby Boomers, Gen X e Millennials. Estes são os ingredientes do GRUPO LABIALFARMA. Embora sejam todos diferentes, cada geração traz consigo um conjunto de forças e perspetivas absolutamente fascinantes. Contudo, o desafio surge: de que forma podemos garantir que estes grupos tão diversos estão felizes, motivados e conectados entre si?

Para o GRUPO LABIALFARMA oferecer produtos excecionais é tão importante como fornecer um excelente serviço ao cliente. Neste contexto, os nossos colaboradores são as nossas mais importantes ferramentas de marketing. Eles estão na linha da frente quando se trata de satisfazer as necessidades dos clientes. A sua atitude, motivação, e proatividade comunicam muito acerca de nós. Se queremos oferecer experiências fantásticas aos clientes, precisamos que os nossos colaboradores se sintam fantásticos também. Obviamente que, isto é um grande desafio per si e, se adicionarmos à equação o facto de sermos um melting pot de gerações, temos em mãos uma tarefa bastante intrépida: é preciso saber abraçar a irreverência dos Millennials, tirar partido da flexibilidade característica da Gen X e valorizar a experiência dos Baby Boomers.

Assim, nasce o projeto inovação360, uma estratégia do GRUPO que tem como objetivo fundamental transformar as diferenças destes três mundos em vantagens competitivas. As divergências entre gerações não são uma ameaça, são uma oportunidade de aprendizagem. Tirar partido dos talentos únicos de cada sucessão para atingir propósitos comuns é o nosso foco. Acreditamos que criar formas de promover a união, motivar tendo por base valores comuns e dar oportunidade de liderança e crescimento é a receita que consegue transformar os nossos ingredientes, os nossos colaboradores, num prato único: o GRUPO LABIALFARMA.

Daniela Ferraz, Diretora de Marketing da LABIALFARMA