A Lectra está a reforçar os seu Comité Executivo para acelerar a implementação da sua estratégia Lectra 4.0, iniciada no início de 2017, com o objetivo de se tornar o principal player na Indústria 4.0 no mercado.

O plano estratégico 2017-2019, o primeiro passo na transformação da empresa, tem 5 objetivos: acelerar o crescimento das vendas, tanto orgânicas como através de aquisições específicas; acentuar a sua liderança tecnológica para aumentar ainda mais o valor da sua oferta de produtos e serviços; reforçar a sua posição competitiva e relações de longo prazo com os seus clientes; lançar progressivamente novas ofertas de software no modo SaaS; e autofinanciar o seu desenvolvimento interno e externo.

Para capacitar os seus clientes na implementação dos princípios da Indústria 4.0, a Lectra tem, ao longo dos últimos 3 anos, aumentado significativamente os investimentos em criação e desenvolvimento de novas linhas de produtos e no aperfeiçoamento das suas existentes soluções de software e corte. A empresa baseia-se principalmente em quarto tecnologias chave: Big Data, Inteligência Artificial, IoT Industrial e Cloud. As primeiras ofertas Lectra para a Indústria 4.0 foram lançadas em 2018 em alguns países como piloto e vão sendo progressivamente lançadas mundialmente em 2019.

Até agora, o Comité Executivo da Lectra era composto por Daniel Harari, Céline Choussy,
Edouard Macquin, Jérôme Viala e Véronique Zoccoletto. Para acelerar a execução da sua estratégia, o grupo decidiu rever a organização das suas filiais, redirecionar os esforços para o Sucesso do Cliente e expandir o seu Comité Executivo, que permanece sob a liderança de Daniel Harari, Presidente e CEO.

Jérôme Viala, Vice-Presidente Executivo, é agora Vice-Presidente do Comité Executivo, com responsabilidades acrescidas nas operações das filiais, enquanto mantem as suas atuais funções.

As filiais da Lectra foram recentemente organizadas em 4 regiões principais. O propósito é uma melhor adaptação à estratégia da Lectra 4.0 aos diferentes mercados da Lectra, acelerar o desenvolvimento do negócio e reforçar sinergias no seio de cada área geográficas novas regiões são Américas, liderada por Edouard Macquin; Ásia-Pacífico, liderada por Javier Garcia; Europe do Norte & Este, Médio Oriente, liderada por Holger Max-Lang; e Europa do Sul & Norte África, liderada por Fabio Canali. Fabio Canali, Javier Garcia e Holger Max-Lang integraram o Comité Executivo.

Para estar ainda mais próximo das necessidades dos clientes e garantir uma ótima utilização das soluções, a Lectra criou a posição de Chief Customer Success Officer, encabeçada por Laurence Jacquot, que também integrou o Comité Executivo.

Maximilien Abadie, Chief Strategy Officer, tornou-se membro do Comité Executivo, com a missão de apoiar a implementação da estratégia Lectra 4.0 dentro das equipas do grupo e preparar o plano estratégico 2020-2022.

Olivier du Chesnay, Chief Financial Officer, integrou o Comité Executivo com o objetivo de reforçar os fundamentos do modelo económico da Lectra.

Céline Choussy, Chief Marketing & Communications Officer, terá como principal missão assegurar o lançamento e desenvolvimento das novas ofertas.

Véronique Zoccoletto, Chief Transformation Officer, vai concentrar-se na escalada da digitalização e uso contínuo das quatro tecnologias chave da Lectra.

“O nosso plano de crescimento é ambicioso e tivemos de criar uma estrutura que nos permita atingir rapidamente os nossos objetivos. A nova dinâmica das nossas regiões, juntamente com a criação de uma equipa dedicada ao Sucesso Cliente, irá reforçar mais a intimidade que partilhamos com os nossos clientes. Trabalho há já muito tempo com cada um dos membros do novo Comité Executivo e tenho admirado e apreciado com o passar dos anos a sua paixão pela Lectra e a profundidade e amplitude dos seus talentos. Temos uma equipa de gestão mais robusta e coesa, na qual tenho toda a confiança para levar a Lectra a uma nova e importante fase do seu desenvolvimento,” afirma Daniel Harari.