Endomarketing: o marketing que foca o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores

“Hoje, mais do que nunca, ter colaboradores felizes no trabalho é essencial, as pessoas querem sentir-se bem, respeitadas na sua singularidade e integradas na cultura da empresa”, afirma Ana Gonçalves, Culture and Internal Communication Manager da SONAE MC.

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O Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações no interior da empresa, em que o público-alvo são os colaboradores. Tem assumido um papel crescente e fundamental, sobretudo porque se vive um momento em que os colaboradores procuram, cada vez mais, um trabalho com significado e propósito. Também a “guerra” pelo talento e a mudança que a entrada, das novas gerações, no mercado de trabalho está a originar corroboram a relevância do Endomarketing, que tem comprovadamente um impacto positivo nas empresas.

Hoje, mais do que nunca, ter colaboradores felizes no trabalho é essencial, as pessoas querem sentir-se bem, respeitadas na sua singularidade e integradas na cultura da empresa, procurando o equilíbrio pessoal e profissional. Surge aqui o grande desafio atual das empresas: atrair e reter talento, garantindo bons níveis de envolvimento.

Numa organização como a Sonae MC, o foco no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores é uma prioridade. Esta premissa, numa empresa como a nossa, tem tanto de simples como de desafiante, especialmente quando se fala em melhorar o bem-estar de cerca de 32500 mil colaboradores, numa diversidade de profissões como poucas empresas poder-se-ão orgulhar de ter. Uma pluralidade que não se esgota nas clássicas diversidades de género ou etária, mas que se desdobra em inúmeras formas de pensar, resultado de formações académicas, interesses e expectativas variadas.

Assim, em 2016, lançámos internamente na Sonae MC o Movimento Improving Our Life. Um conjunto de iniciativas que garantem a valorização de todos, encontrando significado no seu trabalho; ações que ambicionam promover uma cultura de melhoria da forma como se trabalha, desenvolvendo as pessoas e lideranças, impactando a comunidade de forma cada vez mais considerável, bem como estreitando a relação entre colaborador e empresa.

Conscientemente optámos por lançar um movimento, porque a responsabilidade não cabe apenas aos Recursos Humanos ou ao departamento de Comunicação Interna, é sim de natureza coletiva, devendo ser construída por todos e imprimida na cultura vivenciada e partilhada na empresa.

Neste Movimento trabalham-se cinco grandes dimensões, que se materializam nas relações:

do colaborador consigo mesmo – Eu e Eu, onde se potenciam forças e desenvolvem limites, aumentando a eficácia pessoal dos colaboradores; Para tal, várias iniciativas têm sido implementadas: por um lado, focadas no bem-estar – como a ginástica laboral –, por outro lado, focadas no desenvolvimento pessoal.

com os outros – Eu e os Outros, alimentando ligações com significado com colegas e líderes. Neste âmbito, promovemos, ao longo do ano, uma série de iniciativas impulsionadoras de momentos de partilha e convívio entre colegas e chefias, como é o caso dos teambuildings.

com a organização – Eu e a Organização, fomentando o envolvimento e o compromisso com a organização, assumindo um papel ativo no seu sucesso. Temos vindo a apostar na melhoria dos espaços de trabalho, que materializam a nossa cultura que se pretende, com espaços mais informais, próximos e colaborativos. Aproveitamos também as épocas festivas e as ocasiões especiais para criar momentos em equipa, como o Natal, o Dia do Trabalhador e a celebração da antiguidade na empresa.

com a comunidade – Eu e a Comunidade, em que cada colaborador assume o papel de embaixador das iniciativas com impacto nas próprias famílias e na sociedade. Passam, por exemplo, pela produção de iniciativas focadas na exploração vocacional, desenvolvimento de competências de futuro e ocupação de tempos livres para os filhos dos colaboradores.

Por fim, a liderança assume-se como um fator crítico para o sucesso das mesmas e amplificador do impacto da concretização destas dimensões, apoiada por uma estratégia concertada ao nível dos processos, gestão de pessoas e comunicação.

Numa empresa com a dimensão da Sonae MC, é difícil, mas fundamental que os colaboradores estejam informados, seja sobre novos produtos e serviços, aquisições ou campanhas de publicidade, para que exista um sentimento de pertença. A comunicação interna é uma ferramenta essencial na medida em que dá a conhecer a empresa e todas as ações que estão a ser desenvolvidas, garantindo que o colaborador se sente envolvido com o negócio e parte integrante da empresa.

O objetivo último é promover a satisfação, compromisso e envolvimento de todos os colaboradores, para que se sintam cada vez mais realizados. Os colaboradores já não são apenas o rosto da empresa junto do consumidor, mas assumem, num mundo cada vez mais digital, um papel de embaixadores, com uma rede de contactos capaz de amplificar as mensagens da empresa a nível global.

Por isso, temos de começar de dentro para fora, o foco no bem-estar e no potencial dos colaboradores é prioritário, para reter e atrair talento. E estes talentos, apaixonados pelo que fazem e pela empresa onde trabalham, serão a sua voz e reflexo para o exterior.