A baioneta RF – construída de raiz

Criados de raiz, o Sistema EOS R e a baioneta RF levam a novos níveis o legado do Sistema EOS existente. Desenvolvidos de acordo com os avanços tecnológicos e as sugestões dos consumidores finais, o desenvolvimento do EOS antecipa as futuras necessidades técnicas e criativas dos fotógrafos e cinematógrafos. O Sistema EOS R incorpora o melhor do EOS, com níveis de desempenho ainda mais elevados, possibilidades de design de objetivas e flexibilidade criativa. Lançada em setembro de 2019, a baioneta de objetivas RF permite um novo e radical design ótico, permitindo que os elementos maiores da objetiva sejam colocados tão perto do sensor quanto possível, permitindo que a luz atinja diretamente o sensor. A baioneta RF melhora a comunicação e a transmissão de energia entre a objetiva e o corpo da câmara, bem como ajuda a conseguir a focagem automática mais rápida do mundo para um sistema de câmara full frame (de formato integral) e mirrorlessii. O foco posterior curto e o amplo diâmetro da baioneta, com 54mm, permitiram aos engenheiros óticos da Canon conseguir um novo grau de liberdade para criar uma nova geração de óticas – oferece o equilíbrio ideal entre a redução de tamanho do sistema, imagens de alta qualidade e um elevado rendimento. Durante o desenvolvimento do Sistema EOS R, os engenheiros da Canon consideraram a facilidade de manuseamento e o potencial de expandir o portefólio de objetivas no futuro. Esta nova gama de objetivas oferece opções de disparo para todos os utilizadores do Sistema EOS R, não importa quais as suas exigências – desde fotos a vídeos, de paisagens ou casamentos.

Seis objetivas – dispare como quiser

Seis objetivas RF full frame estão neste momento em desenvolvimento, atendendo às necessidades de todos os utilizadores, desde amadores avançados, até fotógrafos e cinematógrafos profissionais, todos em busca da melhor fotografia. Com base na tradição de objetivas óticas da Canon, esta gama de objetivas ampliará as fronteiras da fotografia criativa, graças à nova ótica de última geração e processamento de imagem avançado, tanto para fotografia como para vídeo.

A RF 85mm F1.2L USM é uma teleobjetiva de médio alcance com grande diafragma, que oferece o máximo desempenho para fotógrafos de retrato avançados ou profissionais. A RF 85mm F1.2L USM DS, com Defocus Smoothing (Desfocagem de Suavização), é uma objetiva de elevado desempenho, única, que oferece uma combinação de efeito bokeh entre o primeiro plano e o fundo, suave e desfocado, com uma abertura ultra-luminosa, para criar retratos de cortar a respiração. A RF 24-70mm F2.8L IS USM é uma objetiva de alto desempenho com zoom padrão, tanto para profissionais como entusiastas da fotografia – ideal para fotografar retratos, paisagens, documentários ou casamentos. A RF 15-25mm F2.8l IS USM oferece uma grande-angular e abertura rápida numa só objetiva, sendo ideal para um leque de temas, incluindo arquitetura, interiores ou paisagens. A quinta objetiva neste momento em desenvolvimento é a RF 70-200mm F2.8L IS USM, imprescindível para qualquer fotógrafo profissional que trabalhe em casamentos, desporto ou vida selvagem. Esta teleobjetiva zoom de médio alcance e de elevada velocidade é extremamente versátil. Finalmente, a RF 24-240mm F4-6.3 IS USM é a perfeita companheira de viagem – prática tanto no tamanho como no desempenho. É uma objetiva multifuncional versátil, para todas as ocasiões, para o fotógrafo ou o cinematógrafo amador avançado, e oferece uma grande seleção de distâncias focais para captar fotos extraordinárias.

Issei Morimoto, Senior Vice President of Product Management and Marketing da Canon Europa, comentou: “No ano passado, com o lançamento do Sistema EOS R, mostrámos o futuro da fotografia e da videografia. Com isso, a Canon divulgou os pontos fortes do nosso Sistema EOS R e baioneta RF – inovação, compatibilidade e qualidade. Com a produção das nossas objetivas EF e RF a chegar ao histórico marco dos 140 milhões, a nossa nova baioneta RF abre um novo mundo de oportunidades criativas para todos os fotógrafos e cinematógrafos, quer fossem já utilizadores EOS, novatos no EOS R, ou apenas a chegar ao mundo das full frame. Hoje, com o anúncio do nosso “roteiro” de desenvolvimento de objetivas, estamos a apoiar-nos no nosso legado de objetivas e a comprometer-nos firmemente com o futuro, demonstrando o nosso investimento no nosso pioneiro mundo full frame. Oferecer uma qualidade de imagem incrível e excelência ótica aos nossos clientes é primordial, e este é apenas o primeiro passo de uma longa viagem, na qual queremos garantir que todos os utilizadores Canon podem conseguir a sua fotografia perfeita.”

Aumentar a família full frame

Expandindo ainda mais o Sistema EOS R, a Canon também lança hoje a EOS RP – ideal para quem procura dar o salto dos modelos APS-C da Canon, para o mundo full frame da marca. É compacta, leve e versátil. Ideal para fotografia e videografia de viagem, paisagem e retratos, a EOS RP oferece todos os benefícios do Sistema EOS R – incluindo a focagem automática mais rápida do mundo – e, sendo a câmara digital full frame mais pequena e mais leveiii da Canon até ao momento, é ao mesmo tempo prática e fácil de utilizar, com uma impressionante qualidade de imagem. Prometendo um potencial ainda maior, os fotógrafos e cinematógrafos amadores avançados podem utilizar a EOS RP para melhorar as suas competências técnicas e explorar a sua criatividade. Adicionalmente, os três adaptadores de baioneta de objetiva permitem que mais de 70% das atuais objetivas EF e EF-S possam ser utilizadas com a EOS RP e o inovador Sistema EOS R, oferecendo mais funcionalidade às óticas existentes, e ao mesmo tempo mantendo os excelentes níveis de desempenho e funcionalidade previamente registados com as DSLR EOS.

Para mais informação sobre o Sistema EOS R e o compromisso da Canon com o RF Mount, por favor visite
https://www.canon.pt/cameras/eos-r-system/.

i O marco histórico das 140 milhões de objetivas é a produção acumulada a 19 de dezembro de 2018. O número inclui as RF (objetivas e objetivas de Cinema)
ii A partir de 13 de fevereiro de 2019, entre as objetivas intermutáveis em câmaras mirrorless digitais incorporam um full frame 35mm equivalente ao sensor da imagem com deteção de contraste AF e uma etapa de deteção AF no plano da imagem. Calculado a partir dos resultados da velocidade AF avaliada, com base nas normas CIPA (varia consoante as condições de fotografia e as objetivas utilizadas). Medidas através de métodos internos.
Condições de medição: EV12 (temperatura ambiente/ISSO 100), Modo Manual, utilizando a RF 24-105mm F4 L IS USM (com uma distância focal de 24mm) com as configurações seguintes: disparo com botão de obturador, 1-ponto AF (Center AF), One-Shot AF)
iii 485g com bateria e cartão de memória