Dirigida a jovens do ensino secundário e profissional de todo o país e organizada com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e do Centro de Cidadania Digital – operacionalizado pelo CDI Portugal que também é responsável pelo Apps for Good, o programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas – a terceira conferência de um ciclo de seis, contará com a participação de 200 jovens.

A abertura da conferência será realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, participará no painel em conjunto com o Embaixador Português da Insafe European Network, João Pedro Martins, e a Jurista da DECO, Mariana Almeida, que irão debater sobre a importância dos mais jovens adotarem comportamentos mais seguros e protegerem a privacidade dos seus dados pessoais no acesso à Internet e em especial nas redes sociais. O debate será moderado pela Fórum Estudante.

O evento contará com ainda com a presença do Presidente da DECO Norte, Miguel Dias Gomes, bem com o humorista Geirinhas, utilizador de plataformas digitais, e do Youtuber Nuno Moura.

“Nesta nova era digital torna-se fundamental alertar os jovens para os seus direitos e para os comportamentos seguros e de proteção da sua privacidade que devem adotar. Este é um dos desafios do Centro de Cidadania Digital em Valongo, que vai já na sua 2ª edição e esta conferência terá esse objetivo educativo, de promover uma maior segurança na forma como os jovens se relacionam com a internet, através de um formato dinâmico e interativo”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.