O consumo premium em Portugal está a aumentar

Com maior poder de compra e uma crescente disponibilidade para comprar produtos com características superiores a preços mais elevados, os consumidores de todo o mundo procuram cada vez mais produtos premium. A internet está a tornar-se um destino popular para os consumidores a nível global, com gamas de produtos exclusivos e oportunidades únicas que têm impulsionado vendas locais e internacionais para os retalhistas online, de acordo com o novo relatório global da Nielsen.

187

O estudo “Changing Consumer Prosperity”, que revela o comportamento dos consumidores e os seus gastos em produtos premium, concluiu que os consumidores por todo o mundo têm vindo a optar cada vez mais por comprar produtos de gama superior a retalhistas locais e internacionais a partir da internet.

No que aos consumidores portugueses diz respeito, 21% afirmam comprar produtos premium em lojas online de retalhistas locais (+3 pontos percentuais comparativamente a 2016) e 17% dizem fazer o mesmo, mas optando por um retalhista internacional (+4 pp versus 2016). Relativamente à compra de produtos premium em lojas físicas locais, os números continuam esmagadores (89%), bem acima da média europeia, que se encontra nos 60%.

Para Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal, “este novo contexto é uma oportunidade para o consumidor, que tem acesso a mais produtos de qualidade, mas também para as lojas físicas, as lojas online e os fabricantes, dos maiores aos de menor dimensão. O consumo de produtos premium é, de facto, uma oportunidade que não deixa ninguém de fora e todos os intervenientes poderão tirar vantagens desta nova realidade”.