A PROCARE HEALTH Portugal assume-se como uma marca focada na saúde e no bem-estar da Mulher e está em Portugal desde março de 2018, fazendo portanto agora um ano em território luso. Que balanço é possível realizar e o que aportaram de positivo ao mercado português?

É com muito orgulho que olhamos para o trabalho desenvolvido no último ano com o lançamento de 3 produtos resultantes da nossa Investigação. Estes produtos constituem opções terapêuticas relevantes na Saúde da Mulher, área de especialização da empresa. Identificámos algumas lacunas terapêuticas e percebemos que poderíamos oferecer soluções novas e/ou mais eficazes. E foi a proposta que fizemos aos profissionais de Saúde e doentes em Portugal, que identificaram a nossa mensagem, com reflexos no crescimento consolidado que obtivemos em 2018.

Sendo uma empresa biotecnológica, como tem vindo a marca a promover a inovação ao nível dos seus produtos?

Os nossos produtos são suportados por um ambicioso programa de investigação clínica. A nossa comunicação assenta em critérios científicos, focados na evidência clínica. Esse posicionamento faz parte do nosso ADN, mas é também uma exigência da comunidade médica e científica. Escolhemos o caminho da Investigação Clínica e sabemos que estamos certos. Mas vamos mais longe, como é exemplo o projeto Cervix-on-a-Chip, em parceria com a UCLA.

No domínio da saúde da Mulher, para que áreas estão mais direcionados ao nível de produtos relacionados com a saúde feminina?

Cada produto foi desenvolvido para uma indicação específica, como a prevenção e tratamento de lesões causadas pelo HPV, o tratamento da disfunção sexual da mulher ou ainda o tratamento de atrofia vaginal, em particular na fase da menopausa. Brevemente iremos lançar novos produtos, reforçando a nossa área da Saúde da Mulher.

Num domínio mais generalista, como analisa o crescimento das Mulheres no âmbito das posições de liderança do universo empresarial? Sente que estamos no caminho de maior igualdade?

Acompanho com orgulho o caminho que as mulheres estão a traçar, em termos sociais e profissionais. Cada vez encontramos mais mulheres em lugares de destaque na sociedade e nas organizações. O número de mulheres em posições de liderança é crescente e sabem que já não precisam de vestir fato escuro e gravata para serem respeitadas e reconhecidas. A mulher de hoje mantém a sua essência feminina, é extraordinariamente segura nas suas posições e enfrenta com tranquilidade as adversidades e obstáculos que se lhe deparam. Eu costumo dizer que as mulheres trouxeram para as Administrações das empresas mais eficácia, diversidade, mais cor e um pensamento disruptivo. Talvez seja resultado do tal sexto sentido.

No seio da PROCARE HEALTH Portugal, de que forma é que perpetuam um sentido igualitário entre Homens e Mulheres? É importante que as empresas também façam o seu papel neste domínio?

Essa é uma não questão na Procare Health Portugal. Não me revejo a fazer contas a quotas ou a colocar entraves à entrada de novos colaboradores com base no género. A minha experiência nas organizações deu-me a conhecer excelentes profissionais, assim como algumas desilusões. Talvez o facto de não ter filtros na forma como lido com as pessoas me tenha ajudado a não ter esse tipo de preocupações. A Procare Health procura os melhores profissionais e as melhores pessoas para fazerem parte do seu projeto, independentemente do seu cromossoma x ou y.

A 8 de Março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Qual a importância neste domínio e fizeram algo diferente no seio da empresa para “homenagear” as Mulheres da PROCARE HEALTH Portugal?

Nessa data participámos num congresso na área da saúde da mulher. A Procare Health tem um claim corporativo que é: “Respostas para a mulher de hoje”, que leva de forma muito séria. Naturalmente que essas respostas não se encontram num único dia, sendo para nós dia da mulher todos os dias do ano, sem ser um cliché. Direi que felicitámos cada mulher nesse dia de modo mais particular, oferecendo um chocolate para adoçar o dia, mas na essência, dedicamos à mulher a atenção que dedicamos todos os dias.

O que podemos continuar a esperar da PROCARE HEALTH Portugal e que mensagem gostaria de deixar às mulheres portuguesas?

Este é o projeto de vida das pessoas que dele fazem parte. E um projeto de vida só faz sentido se tiver uma dinâmica de progressão. As mulheres portuguesas poderão contar connosco, num espaço onde permanentemente nos desafiamos para oferecer mais e melhores serviços. Hoje vivemos mais e queremos que essa vida seja de qualidade. É fundamental que as mulheres mudem a forma como lidam com o seu corpo., quebrando tabus, partilhando as suas dúvidas. À Mulher foi dada a capacidade de criar outro ser humano. Entre tudo o que a Mulher de Hoje representa, existe, porventura, missão mais nobre do que esta?