Perante estes resultados, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia divulgou um vídeo onde as médicas Susana Sousa e Sílvia Correia alertam para os riscos das noites mal dormidas e para os maus hábitos de sono repetidos ao longo da vida e deixam algumas recomedações para que os portugueses possam dormir melhor: https://youtu.be/HzNPycIqdu4

“Apesar da crescente divulgação sobre a importância do sono e das doenças relacionadas com o sono, a maioria dos portugueses mantem maus hábitos de higiene do sono e não lhe atribui a mesma importância do que a uma nutrição saudável ou a prática de exercício físico regular”, afirmam as médicas pneumologistas. “A má higiene do sono afeta negativamente a qualidade de vida em termos de perda de memória, sonolência acentuada, défice de concentração, irritabilidade e alteração do humor. A sonolência associada a esta má higiene do sono aumenta o risco de acidentes de viação e de acidentes de trabalho. Se o número de horas de sono for inferior ou igual a 5 horas, o risco cardiovascular também aumenta” 1 acrescentam Susana Sousa e Sílvia Correia.

 

10 recomendações para uma melhor noite de sono: 

– Evite cafeína, álcool e nicotina 4 a 6 horas antes de dormir

– Mantenha a temperatura do quarto a 18/19 graus

– Mantenha o seu quarto escuro e livre de ruídos

– Tenha um colchão e uma almofada confortáveis

– Dê preferência à leitura e não utilize tablets, telemóveis ou outros dispositivos eletrónicos antes de dormir

– Tome um banho de imersão cerca de duas horas antes de ir para a cama

– Pratique exercício físico mas evite o final do dia (pelo menos 3 horas de intervalo antes de dormir)

– Mantenha horários regulares de sono evitando variações na hora de dormir e acordar

– Mantenha-se à luz solar de manhã mas evite a exposição à luz intensa durante a noite

– Evite refeições pesadas ou picantes ao jantar

1 Ayas NT, White DP, Manson JE, et al. A prospective study of sleep duration and coronary heart disease in women. Arch Intern Med 2003;163(2):205–9.