Com o mercado em crescimento exponencial existem cada vez mais negócios e empresas ligados ao ramo imobiliário. Consequentemente, é necessário existirem fatores diferenciadores e diretrizes que levem uma imobiliária a conseguir fazer a diferença no mercado.

Paula Moreira lembra-se que quando começou a trabalhar neste setor, enquanto comercial, a primeira coisa que aprendeu, e que faz toda a diferença, é que “temos de ser bons ouvintes. Este é um dos princípios que procuro incutir na minha equipa e que aplico diariamente na PMR Imobiliária”, diz-nos Paula Moreira.

Mais tarde, relembra, um dos conselhos profissionais que lhe deram e que fez a diferença na pessoa que é hoje é que, neste setor, quem for mais genuíno e estiver verdadeiramente disponível para a sua equipa e para os seus clientes, vai conseguir, efetivamente, fazer a diferença.

Com uma equipa constituída maioritariamente por mulheres, a PMR Imobiliária nasce em novembro de 2017 como resultado da necessidade de dar continuidade a um projeto que teve o seu início há quase duas décadas. O encerramento da imobiliária que Paula Moreira representava, como diretora comercial, juntamente com a sua equipa, levou a nossa entrevistada a optar por avançar com um projeto em nome próprio. “Depois da forma como terminou a experiência anterior, decidi não me associar a nenhuma marca já existente no mercado. Surgiu a oportunidade de avançar em nome próprio e, incentivada pela minha equipa, criei a PMR Imobiliária”.

Grande parte da equipa manteve-se, bem como os valores e a estratégia que sustentam o posicionamento da PMR no mercado. “Felizmente, na PMR Imobiliária, como na empresa que representámos anteriormente, temos muito pouca rotatividade de pessoas, quando comparado com o setor da mediação imobiliária em geral. Algumas das pessoas da nossa equipa estão nesta casa há 18 anos, outros há 12 anos, eu própria há mais de dez anos”, elucida-nos Paula Moreira.

Fruto da relação humana que têm com os seus clientes e da primazia que dão aos mesmos, a PMR teve uma boa alavanca para iniciar este projeto com a totalidade da carteira de imóveis que tinham angariados à data da criação da PMR, a renovar a confiança nesta equipa com a celebração de novos mandatos para venda dos seus imóveis. “É com bastante orgulho e satisfação que digo que tivemos um excelente início de atividade e um excelente ano de 2018 e tal só foi possível pela confiança que os nossos clientes mantiveram em nós e, depois, pelo excelente trabalho e pela dedicação de toda a equipa ao longo deste primeiro ano”, afirma Paula Moreira. No entanto, assumir este projeto foi um desafio. “Não começámos do zero porque começámos com anos de experiência acumulada e com um forte know-how. Tínhamos o espaço físico, a carteira de clientes, mantivemos a mesma forma de trabalho, bem como a grande maioria dos serviços para o cliente, no entanto para que tal fosse possível foi necessário criar uma empresa e colocar tudo a funcionar em menos de um mês, o que tornou o desafio ainda maior”, salienta a nossa entrevistada.

Hoje identificam como grande diferença a melhor capacidade de resposta que conseguem dar aos seus clientes, fruto das sinergias criadas através de parcerias que a PMR Imobiliária e os seus comerciais têm criado com outras mediadoras para encontrar o imóvel que o cliente pretende, para além dos imóveis que a PMR tem em carteira.

Conhecimento técnico, ferramentas de marketing e componente humana

O facto da  equipa da PMR Imobiliária ser constituída, maioritariamente, por mulheres aconteceu de forma natural, sem que fosse essa a intenção de Paula Moreira. Questionada pelas diferenças nos estilos de liderança de homens e mulheres, ela que ao longo da sua carreira teve sempre como responsáveis diretos homens, acredita que os estilos de liderança de homens e mulheres não são assim tão diferentes. “Somos pessoas diferentes e por isso temos estilos de liderança diferentes, não por sermos de um ou outro género. É tudo uma questão de valores, de experiência e do nosso percurso profissional. Tenho a certeza que a líder que sou hoje, ou o estilo de liderança que diariamente me acompanha, tem uma forte influência do excelente líder que me acompanhou nos últimos anos da minha vida profissional”, diz-nos Paula Moreira.

Ainda que acredite que os homens podem ser mais práticos e objetivos, o que é bom quando o contexto assim o exige, as mulheres podem ter uma maior sensibilidade em muitos momentos, aspeto também ele necessário em diversas situações.

Na PMR Imobiliária, a forte vertente humana é conciliada com o conhecimento e com as competências técnicas da sua equipa para se diferenciar no mercado, aspetos que diariamente têm o cuidado de reforçar. “O nosso negócio, o nosso trabalho é muito mais do que vender casas. O nosso foco tem obrigatoriamente que ser o cliente, a perceção das suas necessidades e vontades e a procura e apresentação de soluções, tanto para proprietários como para compradores, com o desafio acrescido de ser nossa função conciliar estas vontades”.

Na PMR acreditam que o que os diferencia são as pessoas que fazem parte deste trabalho diário. “Preocupamo-nos em ter ferramentas de marketing de qualidade e em trabalhar com parceiros que acrescentem valor, mas sabemos que na mediação estes são fatores que por si só não fazem a diferença. Podemos ter as melhores ferramentas de marketing do mercado, mas se a isso não aliarmos a verdadeira preocupação com o cliente, o nosso sucesso será efémero.”

A formação da equipa, o acompanhamento da evolução e das alterações do mercado, sejam elas legislativas, comerciais ou de qualquer outra natureza, são uma preocupação de Paula Moreira e da sua equipa. E estes são também fatores que acabam por fazer a diferença na forma como a PMR Imobiliária está na mediação imobiliária, que persiste em prestar um serviço cada vez mais completo ao cliente. Nesta linha, a PMR Imobiliária foi das primeiras mediadoras a nível nacional a credenciar-se junto do Banco de Portugal como intermediário de crédito, para continuar a prestar todo o acompanhamento nos processos de crédito habitação aos seus clientes. “Privilegiando a capacidade dos nossos consultores em estarem dotados de conhecimentos para darem uma resposta imediata ao cliente, temos a consciência que um dos fatores que nos diferencia no mercado é o nosso departamento processual, que, sem descurar a vertente humana, transmite ao cliente toda a serenidade, confiança, conhecimento e profissionalismo, fundamentais no momento da compra e venda da sua casa”, conclui Paula Moreira.