O seguro de crédito é ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas

Opinião de João Silva, responsável pelo Departamento de Seguro de Crédito e Caução da Costa Duarte e Board Member da Astreos Credit.

273

O Seguro de Crédito é cada vez mais uma ferramenta fundamental na gestão das empresas, seja na sua função mais tradicional, a cobertura do risco de não pagamento, seja como suporte a um financiamento de operações mais elaborado, ou até mesmo como mecanismo de apoio à prospeção de clientes e à descoberta de novos mercados.

A proteção dos créditos é crucial para um futuro sustentado e sem sobressaltos que pode pôr em causa a sobrevivência de uma empresa. Se quando vende para clientes no mercado nacional a proximidade geográfica pode dar uma falsa sensação de segurança, quando tem como objetivo a internacionalização, tem necessariamente de recorrer a parceiros que tenham um conhecimento efetivo desses novos mercados, como são os corretores e seguradores de crédito.

É importante frisar que em processos de internacionalização, tal como os riscos políticos, catastróficos e os riscos relativos ao pessoal expatriado, o risco comercial deve ser igualmente avaliado.

O seguro de crédito tornou-se ainda numa ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas como garante de operações de financiamento. Soluções de factoring puras, ou operações de securitização feitas à medida permitem uma antecipação dos recebimentos melhorando a liquidez e potenciando um crescimento mais sustentado.

Através do seguro de crédito, e antes da possibilidade de comunicar um sinistro devido a um qualquer incobrável, é possível contar com ferramentas para identificar potenciais clientes numa nova geografia, e desses, quais os que têm uma boa saúde financeira, permitindo dessa forma selecionar alvos preferenciais. Conhecer a carteira de clientes e antecipar incobráveis é uma questão que deve estar na primeira linha de prioridades dos empresários.

Para o efeito, é fundamental que as empresas se façam assessorar por especialistas em gestão de risco de crédito, capazes de elaborar, com recurso a novas metodologias, um plano abrangente, a montante e a jusante do processo de venda, assegurando também a competitividade dos prémios.

Como corretor de seguros, a tem estado na linha da frente das soluções e das melhores práticas, sendo desde 2013 membro fundador da Astreos Credit – uma das principais networks mundiais de corretores na área de crédito – o que nos permite acompanhar os nossos clientes em 41 países, garantindo o acesso às melhores soluções a nível mundial e manter contacto direto com a subscrição de riscos locais nos países onde estes se encontram.