1.Lectra enfrenta os desafios da personalização no mobiliário

1.1   O regresso ao futuro do mobiliário:

Os produtos personalizados eram a grande tendência nas sociedades pré-industriais. Com a chegada da Revolução Industrial, os produtores adotaram o modelo de produção em série e deixaram-se seduzir pelos produtos baratos e fáceis de conseguir, o que afastou os consumidores das peças únicas que caracterizavam a era do artesanato. Com a chegada do seculo XXI, uma reação contra a uniformidade dos produtos fabricados em série fez com que os consumidores desejassem produtos personalizados e únicos, como eles próprios.

No caso do mobiliário, apesar do modelo de produção em série oferecer um certo grau de personalização, os consumidores já não se contentam em poder eleger entre 10 a 15 cores. Cada vez exigem uma maior variedade de materiais, modelos e outras opções de personalização. A mentalidade deste mercado deu início a uma procura de moveis que não só consigam adaptar-se à decoração de interiores como também consigam refletir o próprio consumidor, que valoriza a autenticidade, a autoexpressão e a personalização.

À medida que aumenta a procura do mobiliário personalizado, o processo de produção vai-se tornando cada vez mais complexo. Esta crescente procura está a pôr em causa a eficiência e a rentabilidade dos atuais modelos de produção. Não obstante, as empresas que não conseguem acompanhar esta nova tendência e oferecer níveis cada vez maiores de personalização correm o risco de perder a lealdade dos clientes e, consequentemente, notoriedade no mercado.

 

Assim, como poderão fazer os produtores de mobiliário estofado para se adaptarem às contantes mudanças do mercado e prosperar num mercado dinâmico e global?

Aqui surge a Indústria 4.0, proporcionando meios às empresas para que estas possam responder às crescentes dificuldades dos processos de produção. Desta forma, criar-se-ão mais oportunidades para inovar os produtos e transformar os modelos de negocio.

1.2  Os millenials e a personalização:

Os millenials, como se denomina a população nascida entre 1980 e 2000, representam uma importante força de mudança na industria do mobiliário, uma vez que cresceram numa época em que a personalização do produto é algo habitual e a satisfação instantânea uma regra. Para esta geração, que agora constitui o grupo mais numeroso dos consumidores que compram mobiliário, a personalização está a converter-se em algo imprescindível.

A personalização não é a única preocupação dos produtores de mobiliário estofado. Em 2016, o Centro de Estudos Industriais (CSIL), em conjunto com a Lectra, fez um estudo entre os produtores de mobiliário estofado de 26 países, com o objetivo de entender o estado atual deste setor, a nível mundial.

Para além da personalização, as empresas apontaram como maiores desafios a exigência de entregas mais rápidas, a pressão para baixar os preços e a escassez de mão-de-obra qualificada.

Como pioneiros da Indústria 4.0 temos o dever de ajudar a fazer face a estes desafios através do fornecimento de soluções inovadoras.

1.3   Sala de corte 4.0 da Lectra para produção sob encomenda (MTO – Made To Order):

A nova sala de corte 4.0 da Lectra para produção MTO supera as limitações dos atuais processos de produção de moveis personalizados. Combina a plataforma de corte digital da Lectra e a Virga®, a nova solução de corte de folha única. Esta solução, baseada em dados, transfere digitalmente as informações entre sistemas de TI e a sala de corte e automatiza tarefas sem valor agregado. Seja em corte de tecido liso ou com estampado, a Virga® oferece uma linha de corte completa.

Este sistema de produção totalmente digitalizado constituirá uma grande ajuda para os produtores de mobiliário personalizado, uma vez que lhes proporcionará os meios para fabricar de forma eficiente e rentável pequenas séries a um preço e com um prazo de entrega comparável com o mobiliário de produção em série.

Com esta nova solução, os produtores que fabricam para outras marcas poderão oferecer um modelo de negócio mais orientado ao serviço que lhes é pedido. Os clientes podem seguir e controlar o estado da produção da sua encomenda em tempo real.

A sala de corte 4.0 para MTO da Lectra reaproveita os princípios da Indústria 4.0 e a tecnologia para ajudar as empresas a tornarem ágil, produtivo e rentável o processo de produção de móveis em séries pequenas, de peça única e sob encomenda.

1.4   Redução do tempo de ciclo:

Alta velocidade do corte garante rendimento e tempo de mercado mais rápidos. Parece óbvio, mas será verdade? Apenas altas velocidades do corte não garantem a máxima eficiência do processo. É por isso que a nova sala de corte 4.0 da Lectra, foi desenvolvida para reduzir o tempo de ciclo e acelerar a velocidade do corte.

A abordagem de tempo de ciclo é importante, mas porquê?

– A velocidade do corte não ajudará a identificar e eliminar o estrangulamento de produção.

– Os pedidos de corte são enviados diretamente do ERP e processados automaticamente na nova plataforma digital de corte.

– Não adianta ter uma solução de corte de alta velocidade se o operador não puder acompanhá-la.

– Um ciclo equilibrado, da preparação do corte até alimentação e descarga, permite que o operador mantenha a produtividade ideal.

– O controle de qualidade pode sofrer se a velocidade for a preocupação principal.

– O operador tem tempo de focar no controle de qualidade e, imediatamente, gerir quaisquer peças rejeitadas.

A velocidade importa, mas não é uma estratégia. Ao analisar o tempo de ciclo, o operador pode aumentar a visibilidade e pode tomar decisões geradas por dados que otimizem a eficiência e rentabilidade. Além disso, a nova solução corta até 120 metros por minuto, com aceleração de 1,2G, com uma qualidade de corte perfeita.

Adote a nova sala de corte 4.0 para produção MTO com a Lectra. Com uma linha de corte completa e de alto desempenho, a solução foi projetada para mínimas intervenções manuais e para reduzir erros que surjam. Inteligente e conectada, a linha de corte Virga® é suportada pela plataforma de corte digital da Lectra para obter produtividade máxima e coleta de dados.

Esta solução exclusiva garante tempo de ciclo de corte eficiente, flexibilidade e rentabilidade. Junte-se a nós e enfrente os desafios da personalização no setor do mobiliário.