O núcleo do Porto inicia a sua atividade no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde e, à semelhança do de Lisboa, organizará ao longo de todo o ano várias atividades como caminhadas e workshops de informação nas escolas e instituições interessadas, para proporcionar mais informação a docentes, estudantes e pessoas interessadas. A inauguração decorre às 14h30 no Centro Hípico do Porto e Matosinhos e na Quinta da Conceição em Leça da Palmeira. Para além de poderem ter uma experiência equestre e montar a cavalo, o dia será ainda preenchido com um piquenique e jogos em equipa. A inscrição para as atividades é gratuita e deverá ser feita atá ao dia 6 de abril, sendo que as vagas são limitadas, através do email nucleo.porto@ajdp.org ou do telemóvel 919 380 284.

Há 23 anos a apoiar jovens com diabetes e respetivas famílias, a AJDP expande-se para a zona norte do país com o objetivo de se aproximar das pessoas que já recorriam à associação, mas que por se encontrarem mais deslocadas, não conseguiam participar em todas as atividades, bem como chegar a quem vive com diabetes e ainda não tinha contacto com a associação.  “É com satisfação que iniciamos este projeto e nos juntamos à família AJDP que tanto nos ajudou quando mais precisámos. A decisão de criar este núcleo é uma forma de retribuir todo o apoio e de nos associarmos ainda mais à missão da associação”, refere Bárbara Yu Belo, uma das responsáveis pela criação do núcleo, que conta ainda com o apoio de Cátia Geraldes e Marco Geraldes.

“Os meus dois filhos vivem com diabetes e vi na AJDP uma grande ajuda para aprender a lidar com a doença. É muito importante que mais crianças e famílias possam ter esse apoio, e se puder ser na sua cidade, ainda melhor. Era uma pena ver que muitos jovens gostariam de participar em algumas atividades e não o faziam devido a uma questão geográfica”, comentou.

Todas as atividades desenvolvidas terão o apoio da direção da AJDP de Lisboa, que ajudou na criação e desenvolvimento deste núcleo. “Ficámos muito contentes com a proposta para a criação deste núcleo no Porto, pois reflete o trabalho realizado pela associação ao longo dos anos. Esta iniciativa, que se junta ao núcleo funcional da AJDP em Santarém, criado em 2018, mostra que o nosso trabalho está a chegar cada vez mais longe e que as pessoas se identificam com o que fazemos, querendo levar as mensagens e as atividades da associação a cada vez mais jovens com diabetes e respetivas famílias”, refere Paula Klose, presidente da AJDP.

A diabetes

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes