Quando questionados acerca das suas intenções de consumo para este ano, 61% dos inquiridos portugueses pelo Barómetro Europeu Observador Cetelem 2019 referem em primeiro lugar as viagens e as atividades de lazer entre os produtos ou serviços que tencionam adquirir. Um aumento considerável em comparação com 2018, mais 9 pontos percentuais.

Em segundo lugar no pódio, com 43%, estão os eletrodomésticos, com mais 8 pontos percentuais. Seguem-se os smartphones com 37%, que registam a maior subida (+13%). 39% dizem que vão adquirir mobiliário (+8p.p.) e 28% contam fazer obras de melhoria e/ou renovação do lar (+12p.p.)

Em termos europeus, o ranking é bastante semelhante: viagens e lazer em primeiro lugar (60%), seguido da compra de eletrodomésticos (43%) e de smartphones (37%).

Desejo de economizar mais

Ainda assim, a vontade dos portugueses de aumentar as poupanças é superior à de aumentar gastos. Uma propensão partilhada com a maioria dos europeus, com 49% do total de inquiridos a desejar aumentar as suas economias e apenas 41% a dizer que pretendem gastar mais.

Mas estas médias ocultam as disparidades existentes entre os vários países. No topo da lista de países onde economizar mais é atualmente uma prioridade encontram-se a Noruega (71%), Portugal (64%), a Suécia e a Dinamarca (63%), cujos cidadãos afirmam claramente as suas intenções neste sentido.

Pelo contrário, a França (29%), a Bélgica (36%) e a Eslováquia (38%) são os três países em que os inquiridos menos querem aumentar as suas economias. É ainda possível analisar que as intenções de economizar mais aumentaram significativamente na maior parte dos países, particularmente no Leste da Europa: Bulgária (+17), Hungria (+12), Roménia e Polónia (+11).

No que respeita às intenções de aumentar gastos, destacam-se claramente quatro países europeus, encabeçados pela Eslováquia (73%), seguida da Roménia (63%), Bulgária (62%) e República Checa (60%). No lado oposto, há menos cidadãos húngaros (21%) e dinamarqueses (26%) com intenção de aumentar gastos.

Em termos globais, os europeus questionados restringiram o orçamento relativamente ao ano anterior, por vezes de forma acentuada, tal como sucedeu no Reino Unido (-10), República Checa (-9) e Polónia (-9 pontos). Embora 58% dos indivíduos afirmem desejar consumir, 47% declaram não dispor de meios para o fazer, um aumento de 7 pontos percentuais face ao ano anterior.

Entre os países mais relutantes em aumentar os seus gastos, quatro apresentam percentagens iguais ou superiores à média. Este grupo é encabeçado pela República Checa, onde 56% dos inquiridos não desejam gastar mais, seguido dos noruegueses (55%), da Eslováquia (50%) e da Bélgica (51%). Sobre as intenções de gastos, a percentagem de inquiridos portugueses que pretende gastar mais mantem-se estável face ao ano passado (33%), menos 8 pontos percentuais que a média dos países inquiridos.

Parceiros e Metodologia

Para o Observador Cetelem Consumo 2019, os inquéritos quantitativos aos consumidores foram conduzidos pela Harris Interactive entre 27 de novembro e 10 de dezembro de 2018, numa amostra de 13 800 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos. Os inquéritos foram realizados através de entrevistas pessoais assistidas por computador (CAPI). Os indivíduos inquiridos fazem parte de amostras nacionais representativas de cada país. A representatividade da amostra total foi garantida através do método de quotas (género, idade, PCS/rendimentos, região). País: França (FR), 1 O00 indivíduos inquiridos. Alemanha (DE), Áustria (AT), Bélgica (BE), Bulgária (BG), Dinamarca (DK), Espanha (ES), Hungria (HU), Itália (IT), Noruega (NO), Polónia (PL), Portugal (PT), República Checa (CZ), Roménia (RO), Reino Unido (UK), Eslováquia (SK), Suécia (SU): 800 indivíduos inquiridos por país.