Beja celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Celebra-se no dia 18 de abril o Dia dos Monumentos e Sítios em iniciativa lançada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) em colaboração com o ICOMOS Portugal.

407

Património e Paisagem Rural é o tema deste ano. Pretende-se, desse modo, promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a percepção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos. 

Em Beja comemoraremos a data no Moinho Grande. Localizado nos arredores de Beja, é propriedade da família Soares, que tem desde há várias gerações garantido a sua salvaguarda, permitindo hoje a sua dinamização, e (re)valorização paisagística da envolvente da cidade.

O Moinho Grande, para além da sua beleza inegável, é símbolo de património ímpar, onde o vento dava lugar à farinha e daí ao mais transversal dos alimentos humanos, o pão. É lugar de mil e umas histórias e saberes que, ao final da tarde do dia 18, exploraremos através de visitas guiadas pelo Sr. Francisco Soares e de uma sessão de Contos promovida pela Biblioteca Municipal de Beja.