Comércio Eletrónico à escala global

O universo do e-Commerce tem vindo a crescer em Portugal, com resultados evidentes e muito positivos. A Revista Pontos de Vista conversou com Diogo Duarte, CEO da OdooGap/PrompEquation, que nos deu a conhecer a sua experiência de implementação em diversos projetos de e-Commerce de dimensão global, com origem nos Estados Unidos e no Reino Unido.

276

Com uma vasta experiência na indústria de software, a OdooGap desenvolve projetos ERP, usando a framework Odoo. Com mais de 4,2 milhões de utilizadores, o Odoo é o ERP de código aberto mais utilizado no mundo, servindo, maioritariamente, as médias e grandes empresas.

Através da participação em equipas pluridisciplinares de manutenção e desenvolvimento de plataformas de e-Commerce, a OdooGap toma contacto com as diversas técnicas e metedologias necessárias para o desenvolvimento de uma plataforma de sucesso e escala global. O foco principal da empresa é a integração com a manufatura, logística e a interface web, mas, em alguns projetos mais recentes, já adquire meios para implementar as estratégias de SEO / SEM, Marketing bem como a própria componente do design.

OdooGap: Dimensão internacional ímpar

A evolução da empresa deu-se de forma natural e hoje, a Odoogap colabora em projetos nos mercados do Reino Unido e dos EUA. Porquê estas apostas? Segundo Diogo Duarte, “estrategicamente são estes os mercados onde escolhemos estar e onde somos representantes do Odoo. No Reino Unido fomos o primeiro integrador a apresentar uma solução para o MTD (Making Tax Digital) e os primeiros parceiros a serem reconhecidos pela HMRC (Autoridade Tríbutária do Reino Unido), possibilitando uma solução para os novos requisitos legais em vigor a partir do dia 1 de abril de 2019. Nos Estados Unidos, desenvolvemos diversos projetos de ERP e e-Commerce através da nossa participada ODOOGAP, LLP, em Boise, no Illinois.

Atualmente, com a globalização e a competitividade agressiva do mercado, o universo empresarial sente a necessidade de expandir o seu negócio a outras áreas, tendo como desideratos o assumir de uma posição mais abrangente para assim alcançar este mercado global. O Odoo apresenta-se assim como uma solução eficaz que permite integrar numa só plataforma a área do ERP, do Content Management System e do e-Commerce.

As infraestruturas dos servidores dos negócios destas empresas têm de ter capacidade para estarem presentes nos diferentes continentes e assim diminuírem a sua latência. A latência, aqui, concerne ao tempo que nós, utilizadores da Internet e enquanto clientes, demoramos a abrir uma página na web. “Está comprovado que muitos utilizadores desistem de uma página ou de ir a um determinado site, se o mesmo demorar muito a abrir. A maior parte dos clientes não se apercebe desta complexidade até começarem a surgir os obstáculos ou dificuldades. A OdooGap assume, assim, um papel fulcral para profissionalizar esta área, através de consultores especializados em e-Commerce, bem como gestão de projetos, onde se inclui a análise de negócios, planeamento de projetos de TI, ERP, CRM e e-commerce”, salienta o nosso entrevistado.

Odoo: Uma plataforma adaptável

“Desde a logística, passando pela contabilidade, até às vendas, as empresas precisam de uma infraestrutura complexa capaz de corresponder a este processo. O mesmo acontece com os sites, os quais, a maior parte, não estão preparados para suportar grandes volumes de dados ou clientes de outros continentes”. O Odoo é uma solução que consegue adaptar-se a pequenas, médias e grandes empresas, existe, portanto, uma série de passos que podem ser dados, em termos de otimização de motores de pesquisa, como a criação do site, de logística, controlo das vendas ou controlo de stock.

“Quem nos procura pela primeira vez apercebe-se de que o cenário é mais complexo do que pensavam. Depois de realizada uma análise ao mercado, o cliente compreende também que não é comum encontrar este know-how que a OdooGap garante. Temos estado envolvidos em projetos de grande dimensão que nos permitem transferir esse conhecimento para outros clientes e com resultados bastante positivos”, afirma o CEO da OdooGap.

OdooGap: Um parceiro que impulsiona o crescimento

Os clientes da OdooGap são usualmente empresas fortemente empenhadas no projeto e-Commerce e como tal, disponíveis a mobilizar os recursos necessários dentro dos limites que a sua faixa de mercado permite. Esta atitude passa pelo reconhecimento da importância do mercado online hoje e num objetivo de curto, médio e longo prazo. A presença online de um determinado grupo de produtos não se constrói de um dia para o outro, é necessário começar cedo, construir conteúdo e obter posição com uma estratégia sólida e inteligente. Esta estratégia pode mudar. Hoje em dia é importante ter canais próprios, mas também complementar com os diferentes marketplaces mais importantes em cada continente.

Com uma expressão maior no mercado internacional e sabendo de antemão que o mercado nacional não tem uma estratégia forte de internacionalização, a OdooGap posiciona-se de forma a poder apoiar também empresários nacionais na internacionalização dos seus negócios. “Quem escolhe trabalhar connosco são pessoas audazes e que não têm medo de investir, porque nós potenciamos, entre outras valias, a competitividade empresarial pela via da internacionalização e isso, naturalmente, constitui e é um enorme desafio para o qual temos capacidade e know-how para responder com qualidade, credibilidade e resultados”, conclui o nosso entrevistado.