A Brambles, empresa líder em soluções de logística para a cadeia de abastecimento que opera em mais de 60 países, maioritariamente através da marca CHEP, tornou-se num dos patrocinadores do evento Food Bank Leadership Institute (FBLI), como parte da parceria da empresa com a The Global FoodBanking Network (GFN). Criado em 2006, o FBLI é o único evento global focado em fortalecer as comunidades, através do incentivo à recuperação e recolha de alimentos para diminuir o problema da fome. A contribuição financeira da Brambles ajudará os membros da GFN a abordar a falta de formação no banco alimentar, aumentando assim a eficácia deste.

Os participantes do evento FBLI incluem responsáveis por bancos alimentares, parceiros e líderes empresariais de todo o mundo, que promovem o modelo de recolha e distribuição de alimentos para diminuir a fome e reduzir o desperdício. Estes intervenientes juntam-se neste evento para discutir os desafios específicos que o setor enfrenta, à medida que trabalham para satisfazer as necessidades de populações em situação de insegurança alimentar, enquanto reduzem o desperdício alimentar a nível mundial. Até à data, cerca de 500 pessoas de 63 países beneficiaram da formação, partilha de ideias e redes de contacto proporcionadas pelo FBLI. O evento deste ano decorreu em Londres, entre 25 e 27 de março, com o tema “One Network. Toward Zero Hunger” (“Uma Rede. Rumo à erradicação da fome”).

Craig A. Nemitz, Diretor dos Serviços Externos da Global FoodBanking Network, afirma que “a realização do FBLI é possível graças ao apoio generoso de parceiros empresariais. Estamos profundamente agradecidos pelo grande apoio da Brambles, cuja experiência certamente ajudará a fornecer o conhecimento e as boas-práticas que vão permitir que os novos bancos alimentares e os que estão em fase inicial se estabeleçam mais rapidamente, que expandam os serviços de forma célere e que funcionem de acordo com os mais altos padrões de excelência“.

Como parte do evento FBLI de 2019, Juan Jose Freijo, Diretor Global de Sustentabilidade da Brambles, moderou o painel “Emerging Trends in the Global Food Industry Made Possible by Brambles”. Juntamente com oradores de empresas como a Danone, Nielsen e Walmart, entre outros representantes corporativos, foram abordadas tendências em crescimento, boas-práticas e abordagens eficazes a questões emergentes, de forma a ajudar os bancos alimentares a estabelecerem-se.

Segundo Juan Jose Freijo, “a disponibilidade de produtos é a chave para todos os bancos alimentares, assim como o conhecimento e a formação. O nosso apoio histórico ao GFN tem-se baseado essencialmente na coordenação de voluntários nos armazéns e no fornecimento de paletes para o transporte de mercadorias para os bancos alimentares, um trabalho que passa despercebido, mas que é essencial para a recolha de alimentos. Estamos orgulhosos por ir mais longe e, além de contribuir para o crescimento dos bancos alimentares existentes, poder fortalecer também as suas capacidades e partilhar as boas-práticas para ajudar quem necessita“.

Há três anos, a Brambles comprometeu-se com uma contribuição financeira anual e contribuições em espécie para a GFN, como formação e consultoria em gestão de armazéns, logística e segurança, numa base de voluntariado. A Brambles concordou também com a disponibilização e promoção da utilização de serviços de pooling de paletes e contentores com os seus clientes na cadeia de abastecimento global, em envios para bancos alimentares membros da GFN.

Acerca da Brambles Limited (ASX:BXB) Através das marcas CHEP e IFCO, a Brambles ajuda a transportar mais mercadorias para mais pessoas e mais locais do que qualquer outra organização no mundo. As suas paletes, grades e contentores formam a espinha dorsal invisível da cadeia de abastecimento global e as maiores marcas do mundo confiam em nós para as ajudar a transportar as suas mercadorias de forma mais eficiente, sustentável e segura. Sendo pioneira da economia de partilha, a Brambles criou uma das empresas de logística mais sustentável do mundo, através da partilha e reutilização das suas plataformas, a partir de um modelo denominado “pooling”. A Brambles opera essencialmente nos sectores de bens de consumo rápido (por exemplo: produtos alimentares secos, mercearias e produtos de saúde e higiene pessoal), produtos frescos, bebidas, retalho e indústrias de fabrico em geral. O Grupo emprega cerca de 12.000 pessoas e é proprietário de aproximadamente 610 milhões de paletes, grades e contentores numa rede com mais de 850 centros de serviço. A Brambles opera em mais de 60 países, encontrando-se a maioria das suas operações na América do Norte e na Europa Ocidental. Para obter mais informações, aceda a www.brambles.com

Acerca da The Global FoodBanking Network

A The Global FoodBanking Network (GFN) é uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Chicago, que alimenta a fome mundial através da criação e fortalecimento de bancos alimentares em mais de 30 países. A GFN centra-se no combate à fome e na prevenção do desperdício alimentar, prestando informação especializada, direcionando recursos, partilhando conhecimentos e desenvolvendo ligações que aumentam a eficiência, garantem a segurança dos alimentos e alcançam mais pessoas que passam fome. No ano passado, os bancos alimentares membros da GFN recuperaram e redirecionaram alimentos para mais de 9 milhões de pessoas que passam fome.