Mais de metade das empresas não está preparada para a transformação digital

A transformação digital das organizações está longe de concluída e tem ainda vários obstáculos pela frente. Um relatório da Boyden identifica uma perceção generalizada da importância de uma estratégia digital de sucesso, a par dos desafios que dificultam a sua implementação.

397

O relatório  “The Digital Savvy C-Suite and Boardroom” realizado pela Boyden Global Executive Search revela que 53% dos gestores acredita que a administração ou a liderança senior das suas empresas não está preparada para implementar uma estratégia digital bem-sucedida. A explicação para esta afirmação reside nos principais desafios que a implementação de uma estratégia digital implica, nomeadamente o considerável investimento que é necessário realizar em ferramentas e recursos digitais e a existência de KPI antiquados que não demonstram o retorno desse investimento a curto prazo.

A relevância desta questão torna-se evidente quando apenas 48% dos mais de 1200 gestores inquiridos no relatório afirma que é dada uma grande importância à formação digital nas organizações onde trabalham. Face aos resultados, o documento tem como objetivo preparar estrategicamente as empresas para uma transformação digital bem-sucedida. É essencial perceber de que forma as transformações digitais podem impactar as empresas, em geral, e as tarefas dos seus colaboradores, em particular.

Para Fernando Neves de Almeida, Managing Partner da Boyden Global Executive Search Portugal, “na Boyden temos como objetivo identificar, de forma eficaz, os melhores profissionais para garantir o sucesso das estratégias digitais nas empresas portuguesas. É importante integrar nas empresas uma nova geração de líderes, que sejam mais ágeis e que não vejam o digital como uma tarefa a ser realizada, mas sim como uma cultura e uma mentalidade. Cada vez mais os gestores de topo têm a noção da importância desta nova geração, mas ainda falta dar esse passo”.