CDI Portugal comemora 6 anos com debate sobre impacto da ciência dos dados na educação

O CDI Portugal, organização não governamental, responsável pelo Apps for Good, pelos Centros de Cidadania Digital e pelo programa Muda na Escola comemora o seu 6º aniversário esta quinta-feira, dia 23 de maio, na sede da sociedade SRS Advogados.

437

O evento contará com as presenças da Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, e do Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science, João Pires da Cruz, que darão os seus contributos para o atual e importante tema da análise dos dados no futuro da Educação. O evento contará ainda com a presença de Pedro Rebelo de Sousa, João Pedro Tavares e Margarida Ferreirinha do CDI Portugal, e ainda de Guilherme Collares Pereira, board member do Apps for Good UK.

A equipa de alunas da Escola Quinta do Marquês, em Oeiras, vencedora da quarta edição do Apps for Good com a aplicação ‘1936’ – inspirada no livro de José Saramago “O ano da morte de Ricardo Reis” e que disponibiliza dois roteiros pela cidade de Lisboa para facilitar o estudo da obra – também marcará presença com a apresentação da sua ideia. 

Agenda 6º Aniversário CDI Portugal

Dia: 23 de maio 2019

Hora: 17h30-18h30

Local: SRS Advogados – Rua Dom Francisco Manuel de Melo 21, Lisboa

“O balanço dos seis anos de existência do CDI Portugal é a constatação do crescimento e consolidação do nosso trabalho. O programa Apps for Good tem sido um sucesso e excedido todas as expectativas e os Centros de Cidadania Digital estão a transformar e a promover a cidadania ativa e a inclusão digital. Este ano estamos a fazer o piloto do Programa Muda na Escola em 18 escolas e vamos lançar novos projetos e continuar a demonstrar a forma inovadora como o CDI Portugal encara os problemas sociais e a forma de os resolver ou atenuar”, afirma João Baracho.

O diretor executivo do CDI Portugal salienta que “É muito importante que a comunidade se aperceba que existe uma nova Economia Social, fundamental para a sustentabilidade do planeta não só no aspeto ambiental, mas também social e económico com um papel cada vez mais importante nas opções politico-estratégicas de cada país”.

O CDI é uma das mais reconhecidas Organizações Não-Governamentais a nível mundial com a missão de inclusão e inovação social através da utilização da Tecnologia. Lançado há cinco anos pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa educativo tecnológico que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

Operacionalizado pelo CDI Portugal e promovido pela Câmara Municipal de Valongo, o Centro de Cidadania Digital está na sua segunda edição em Valongo. A metodologia de resolução de problemas da comunidade, característica do CDI Portugal, adaptou-se às autarquias produzindo o Centro de Cidadania Digital que é um laboratório vivo onde a tecnologia é usada como meio para um fim social. O compromisso é ajudar as pessoas a apropriarem-se das TIC transformando-as em pessoas mais colaborativas e empreendedoras, no encontro de soluções conjuntas para a sua vida e comunidade. 

Sobre o CDI

O CDI nasceu no Brasil há 24 anos, foi fundada por Rodrigo Baggio, e é uma das mais reconhecidas Organizações Não-Governamentais a nível mundial, estando em mais de 15 países.

Em Portugal o CDI é responsável pelo Apps for Good, Centro de Cidadania Digital e pelo Muda na Escola.

Para mais informações, aceda a http://cdi.org.pt/ ou www.facebook.com/cdiportugal