Esta distinção será atribuída pela Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) durante a cerimónia Spring Investment Dinner que se realizará no próximo dia 23 de maio, no Museu da Eletricidade em Lisboa. Este jantar de investidores tem como propósito distinguir as empresas e personalidades mais inovadoras do ano.

Na atribuição do prémio High Impact Startup Award 2018 estão contemplados critérios como a equipa, o produto, a inovação, a dimensão e tração do mercado e o total do investimento angariado (nacional e estrangeiro). O júri será composto pelo Administrador Executivo responsável por investimentos da IFD, Frederico Serras Gago, pelo Reitor da Porto Business School, Ramon O’Callaghan e ainda por Francisco Ferreira Pinto, Membro do Conselho de Administração da APBA.

Para Henrique Cruz, CEO da IFD, “A IFD visa facilitar o acesso ao financiamento das empresas. A atividade de parceria da IFD com a comunidade de business angels é particularmente importante nas fases iniciais da vida das empresas. Distinguir atores e casos de sucesso é uma forma de incentivar o empreendedorismo e a inovação. Esta distinção é o resultado e reconhecimento de não apenas uma startup e dos seus investidores, mas também da qualidade do ecossistema empreendedor nacional.”

Para além do prémio High Impact Startup Award, está ainda prevista a entrega do prémio Personality of the Year Awards 2018 – distinção para investidores, aceleradores, académicos, ou qualquer outra personalidade que se tenha destacado durante o ano de 2018 através do seu papel ativo no apoio e desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal.

Através destes prémios, a APBA pretende reconhecer a inovação, destacando as startups de mais rápido crescimento e promover o sucesso do ecossistema empreendedor português, valorizando, desta forma, a excelência dos seus diferentes intervenientes.