Com uma eficácia comprovada até 7 anos, Artilin Respirae é uma tinta acetinada para paredes interiores com uma tecnologia capaz de absorver odores domésticos (provenientes por exemplo do tabaco, de cozinhados, de animais de estimação, etc.) e até 80% de poluentes do ar interior, como o formaldeído libertado por materiais de construção, mobiliário, itens de decoração ou material electrónico, e que são causadores de alergias, asma, irritação do nariz e olhos, rinites e enxaquecas.

Por ser uma tinta funcional que absorve odores e purifica o ar, Artilin Respirae é particularmente indicada para creches, jardins de infância, escolas, hospitais, lares, etc., locais frequentados por utilizadores mais frágeis e sensíveis a este tipo de agressões. Nesse sentido, a CIN marca o seu lançamento com a doação de tinta Artilin Respirae para pintar três instituições de apoio a crianças: a Fundação ‘O Século’, a Ajuda de Berço e a Fundação do Gil.

Como explica Marcos Castro, director de Marketing da CIN, “o ar que respiramos no interior dos edifícios está, em 90% do tempo, pouco ventilado e contém poluentes nocivos. Esta poluição doméstica foi alvo de inúmeros estudos científicos, a partir dos quais se concluiu estarmos rodeados de produtos químicos prejudiciais, susceptíveis de causar alergias e doenças crónicas mais ou menos graves. A nova Artilin Respirae é uma nova geração de tintas que nasce com o objectivo de melhorar a vivência das pessoas nestes locais”. E contextualiza a doação efectuada àquelas instituições: “Crianças e idosos continuam a ser os mais afectados por este tipo de poluição e, consciente disso, a CIN quis levar a sua última inovação àqueles que mais precisam. Com esta oferta quisemos dar um pequeno contributo para melhorar as condições de saúde e bem-estar dos utentes da Fundação ‘O Século’, da Ajuda de Berço e da Fundação do Gil”, conclui.

A iniciativa foi saudada pelas instituições e Sandra Anastácio, Presidente da Direção da Ajuda de Berço salienta, nesta doação, a “disponibilidade e generosidade da CIN, ao ter doado tintas Artilin Respirae, que serão utilizadas na manutenção dos espaços da associação que se encontram com maior desgaste. Agradecemos à CIN por nos apoiar, ao fornecer ferramentas que nos permitem dar aos 40 bebés e crianças que recebemos um acolhimento seguro”.

Um reconhecimento também partilhado pela Fundação “O Século”, para a qual “foi uma satisfação receber o contributo da CIN, com a oferta de tintas Artilin Respirae para melhorar as condições das crianças que aqui vivem. Foi-nos dado também um apoio para conseguirmos realizar as obras em questão, indispensáveis para o conforto e saúde das nossas crianças, idosos e outros utentes. Encontrar empresas como a CIN, que estejam atentas às necessidades que as instituições enfrentam, é de louvar e representa uma grande ajuda para nós no contexto actual”, de acordo com António Júlio de Almeida, Presidente da Fundação.

Patrícia Boura, Presidente Executiva da Fundação do Gil, explica a importância desta doação porque “a instituição tem como missão primordial a promoção do bem-estar clínico, social e emocional de crianças em risco. Com a doação das tintas Artilin Respirae da CIN, a qualidade máxima nos nossos espaços está garantida. Assim, todos quantos frequentem o nosso Lugar de Eventos sentirão uma atmosfera verdadeiramente acolhedora.”

Fruto mais recente dos laboratórios de Investigação e Desenvolvimento da CIN, a tinta Artilin Respirae, chega agora às lojas CIN de todo o país, estando disponível em cores pastel sempre com a máxima experiência e qualidade CIN.

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE RESPIRATÓRIA 

Empenhada em contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas, a CIN partilha ainda 5 dicas para uma boa Saúde Respiratória:

1.      Humidade do ar – a utilização de ar condicionado tende a secar o nariz, alterando o sistema de defesa e facilitando infecções respiratórias e crises alérgicas. É, por isso, aconselhável utilizar um humidificador ou, pelo menos, colocar uma bacia com água na divisão, para manter o nível de humidade adequado.

2.      Hidratação – sobretudo no Inverno, é comum as pessoas consumirem menor quantidade de água, já que o frio não suscita tanta sede. No entanto, mesmo com o clima frio, é necessário consumir pelo menos 2 litros de água por dia. A água contribui para a hidratação dos tecidos das narinas e alivia os problemas causados pelo ar seco.

3.      Ventilação – é bom evitar lugares muito aglomerados e com pouca circulação de ar, já que ambientes fechados aumentam a proliferação de doenças. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas.

4.      Limpeza do ar condicionado – a manutenção correta dos aparelhos de ar condicionado é essencial na prevenção de infecções respiratórias. A limpeza periódica do aparelho evita a propagação de poluentes, fungos, vírus e bactérias.

5.      Vacinas – manter as vacinas em dia ajuda a afastar infecções respiratórias, sobretudo em grupos de risco, como crianças e idosos.