JNation: a conferência que traz a Portugal os maiores programadores de Java e JavaScript

O evento traz mais de 25 oradores reconhecidos internacionalmente ao Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 4 Junho. Esta segunda edição traz várias novidades: um palco inteiramente dedicado ao JavaScript e o dobro dos oradores. Com mais uma edição de lotação esgotada, a conferência duplica em assistência, em relação ao ano passado, com mais de 900 pessoas, entre participantes, organização e voluntários.

423

A JNation,  conferência para developers de Java e JavaScript, as linguagens de programação mais populares do mundo, promete colocar a cidade na rota internacional das conferências destas linguagens de programação. Esta segunda edição do evento traz a novidade do JavaScript. A edição do ano passado foi dedicada exclusivamente à comunidade Java.

A conferência vai dividir-se em 4 salas onde mais de 25 oradores vão partilhar as suas experiências e apresentar novidades de Java e JavaScript. Entre os oradores estão programadores de empresas como a IBM, a Oracle, ou a RedHat. Entre as últimas confirmações está Christian Thalinger, Staff Software Engineer do Twitter, que vai falar sobre como o machine learning pode ajudar a poupar nos custos dos datacenters.

Mas não é só este o grande nome da edição deste ano: confirmados desde o início de março estão Venkat Subramaniam, professor na Universidade de Houston e autor premiado de livros de referência para qualquer programador (tais como “Practices of an Agile Developer” ou “Rediscovering JavaScript”), que vai subir ao palco para o keynote de abertura, e Marcus Biel, evangelista do Clean Code, que  vai fazer uma sessão de refactoring (limpeza de código) ao vivo. Também Natalia Tepluhina, Senior Frontend Engineer do GitLab e CTO da VueVixens, uma organização que promove o ensino da programação (linguagem Vue.js) entre mulheres, é uma das presenças mais aguardadas do lado do JavaScript. (Ver mais informação sobre os oradores aqui.)

Os bilhetes para esta segunda edição esgotaram logo no início de Maio, com 850 bilhetes vendidos, um número superior à lotação do ano passado que foi aumentada, tendo em conta a procura da primeira edição (2018). Para Roberto Cortez e Bruno Baptista, organizadores do evento, a JNation ganha particular importância num momento em que as comunidades de Java e JavaScript crescem em Portugal: “com uma comunidade cada vez maior e que está a dar resposta aos desafios das maiores tecnológicas do mundo, é cada vez mais urgente criar espaços onde os profissionais em Portugal possam contactar com programadores que desenvolvem as tecnologias que utilizamos todos os dias, é isso que queremos fazer na JNation”.

A JNation está a ser organizada por duas comunidades de programadores: a JUG Coimbra, comunidade de programadores de java, e a undefined.js, comunidade de programadores de JavaScript, e ainda pela alphaCoimbra, uma associação que tem como missão sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade.

A patrocinar a conferência estão marcas como a Idealista, a Blip, a Bosch, a Critical Software, a Everis, a Farfetch, a Feedzai, a La Redoute, a Mercedes-Benz.io, a Mindera, a Present Technologies, a Red Hat, a RedLight Software a Sky Technology Centre, a Talkdesk, a Tomitribe, a Wit Software, a Xing, Xpandit, Deloitte, Celfocus, Symantec e Cloud Bees.