“O Alerta Laranja é uma ação de sensibilização que procura despertar a atenção da população para uma doença que afeta maioritariamente jovens em idade ativa. O tema deste ano para as celebrações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla é a Invisibilidade da EM, com o objetivo expor sintomas invisíveis que a doença pode ter e que podem atrasar o seu diagnóstico”, explica Alexandre Guedes da Silva, Presidente da SPEM.

Fachadas de edifícios e monumentos emblemáticos, como o Castelo dos Mouros, o Cristo Rei, o Templo de Diana, o Quartel do Carmo, a Fonte Luminosa de Belém, estarão iluminados de laranja, a cor da doença, durante o dia 30 de maio. Nas redes sociais, vários influenciadores digitais e instituições vão juntar-se à onda laranja, convidando os seus seguidores a partilhar uma fotografia com a hashtag #EMALERTALARANJA. Por cada partilha nas redes sociais a Merck doa 1 euro às associações que apoiam os doentes com EM.

Ainda ao longo do dia 30 de maio vão decorrer várias iniciativas de sensibilização e animação, em Lisboa, podendo a agenda do dia ser consultada no site www.emalertalaranja.pt.