Este encontro reúne profissionais de referência e cujo tema em foco é o papel do cuidador informal, refletindo em conjunto e de forma sustentada acerca das estratégias de apoio e inclusão para a melhoria da qualidade de vida de quem cuida.

Este Encontro pretende criar um momento de atualização de conhecimento, reflexão conjunta com profissionais de referência, a apresentação dos resultados da intervenção da Cuidadores e o reforço dos objetivos orientados para ação no apoio a cuidadores informais. Uma oportunidade única de ouvir pessoas de referência, conhecer melhor a história inspiradora da Cuidadores e de fazer parte de um projeto inovador.

Associação Cuidadores

Em Portugal, a tendência existente é que com o envelhecimento da população, existam cada vez mais pessoas em situação de dependência e, consequentemente, sejam precisos cada vez mais cuidadores. O posicionamento da Cuidadores é abrangente, apoiando cuidadores de pessoas com dependência devido a diferentes causas, como deficiência, sequelas de AVC, quedas, doença oncológica, entre outras.

A Cuidadores é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão apoiar todos os que prestam cuidados a familiares e amigos de forma não remunerada.

Tem como parceiro a maior organização do Reino Unido de apoio aos cuidadores, a Carers Trust. Com mais de 35 anos de experiência, esta organização possui uma ampla rede de parceiros independentes, que prestam múltiplos serviços especializados direcionados para a promoção da qualidade de vida de quem cuida.

Com esta parceria, a Cuidadores pretende implementar em Portugal uma rede de apoio a nível nacional, aproveitando os conhecimentos já adquiridos no Reino Unido, mas focando a sua atuação nas necessidades, perfil e realidade dos cuidadores portugueses.

Porque nem todos sentimos as mesmas dificuldades e desenvolvemos diferentes expectativas e projetos de vida, a Cuidadores disponibiliza serviços de apoio individual e/ou grupal, nas modalidades presencial e/ou à distância.