Durante o mês de maio, a empresa promoveu junto dos colaboradores uma ação de responsabilidade social, incentivando à recuperação de ambientes naturais na costa portuguesa, tornando a praia mais limpa e o mar menos poluído.

Integrada na comemoração do 25º aniversário da sua revista interna “Somos LS”, e coincidindo com os 70 anos de atividade da empresa, uma equipa de 38 colaboradores da Luís Simões participou numa ação de limpeza e recolha de lixo na Praia da Foz do Lizandro, Ericeira. Durante a ação os colaboradores da LS conseguiram recolher mais de 120 quilos de resíduos em apenas 45 minutos. Para além de promover o convívio e o espírito de equipa entre os profissionais da empresa, o objetivo desta ação consistiu também em promover a consciencialização social em torno da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas marinhos.

A Luís Simões pratica e promove a separação dos resíduos e a sua correta entrega nos operadores certificados, sempre com objetivo da sua subsequente reciclagem e valorização. Só em Portugal, em 2018, a Luís Simões produziu e enviou para tratamento 10.348 toneladas de resíduos, dos quais 97% tiveram como destino a reciclagem.

Há 10 anos que a Festa de Aniversário da revista interna “Somos LS” decorre em torno de ações de responsabilidade social com impacto nas comunidades onde a LS está inserida, envolvendo os colaboradores da empresa, sendo esta a segunda ação de recolha de resíduos em ambiente natural, para além da remoção de espécies infestantes, intervenção em associação de abrigo e apoio a animais em situação de abandono e/ou risco, colaboração em várias IPSS cujo trabalho se centra no apoio a crianças e jovens institucionalizados ou a populações em situação de carência (como refugiados), entre outras.

A sustentabilidade, entendida como um eixo transversal da estratégia de negócio da Luís Simões na sua tripla vertente – económica, social e ambiental – é parte do ADN da organização desde a sua fundação, e entendida como condição de sobrevivência.Da mesma forma que implementa melhoria de processos operacionais adequados aos novos canais, com foco na redução do consumo de materiais (plástico, papel, papelão), o compromisso com os seus profissionais e com o ambiente fazem da Luís Simões um elo de diferenciação na cadeia de valor dos seus clientes, proporcionando a qualidade e a flexibilidade de que necessitam nos seus maiores picos de atividade.

A Luís Simões tem uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, baseada numa matriz de materialidade que resume os desafios da empresa e dos seus stakeholders e em nove princípios fundamentais:

1.  fornecer um serviço de qualidade e de alta responsabilidade;

2.  garantir a robustez financeira do grupo;

3.  promover a inovação;

4.  promover a eficiência energética;

5.  promover a formação e desenvolvimento dos colaboradores;

6.  promover a segurança rodoviária;

7.  promover a saúde e segurança no trabalho;

8.  promover a cidadania interna e externa;

9.  promover a comunicação.