A Livraria Lello manifestou publicamente, aquando da comemoração do seu 113º Aniversário, em 13 de janeiro último, a intenção de comprar uma primeira edição d’”Os Lusíadas” para a conservar e partilhar com todos os leitores que, no Porto e vindos de todo o mundo, a visitam. Nesse sentido lançou uma Oferta Pública de Aquisição aberta a todo o mundo, no valor de 250 mil euros.

Não tendo recebido, até ao dia que comemora o nosso autor maior – o próximo 10 de junho – ofertas com a qualidade que consideramos essencial garantir, prolongamos a Oferta Publica de Aquisição até ao último dia deste ano, para que o Porto e Portugal possam ter a prenda de Natal que tanto merecem: uma primeira edição do poema nacional acessível a todos e cuidada para ser vista por todos.

independentemente das ofertas que ainda possamos receber, prosseguiremos também todos os contactos com colecionadores, leiloeiros e entidades detentoras de uma primeira edição d’”Os Lusíadas” no seu acervo – como se trata do diálogo solidário que temos em curso com o Ateneu Comercial do Porto, a quem oferecemos 250 mil euros pela sua edição d’Os Lusíadas mais 50 mil euros para iniciar um fundo de conservação da sua biblioteca -para que este procura ativa possa ter a resposta que todos desejamos que tenha.

Registamos ainda, com satisfação, que a escassez da oferta reflete, naturalmente, a raridade do tesouro que perseguimos em nome de todos os nossos leitores e da cidade do Porto, bem como a convicção de que os seus atuais detentores hesitam em abdicar da posse deste tesouro, porque o estimam com o coração e dele cuidam com toda a atenção.

Estamos perfeitamente confiantes que todos os que amam “Os Lusíadas” e Camões como nós, serão ainda sensíveis ao valor que oferecemos para esta OPA e, sobretudo, para o valor acrescentado que partilhar uma primeira edição d’”Os Lusíadas” na Livraria Lello, no porto, acrescenta a todo o mundo.

Por isso mesmo dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, não podíamos esquecer de dar o nosso maior tributo a Camões, com uma montra viva dedicada ao maior poeta nacional. Das 09h30 às 20h00, a montra da Livraria Lello terá leituras de Camões, da sua épica e da sua lírica, e no interior da Livraria Lello haverá destaque de livros do autor, homenageando assim o legado que deixou na literatura portuguesa e mundial.