Hays apresenta o novo relatório nacional – Talento Z: os nativos digitais no mercado laboral

A Hays, Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, apresenta o novo relatório nacional “Talento Z: Os nativos digitais no mercado laboral”, onde identifica as principais tendências de mercado de quatro distintas gerações: os Baby Boomers, a Geração X, a Geração Y ou Millennials e a Geração Z.

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As gerações e o gosto pela área

De acordo com este estudo e o mais recente Guia do Mercado Laboral 2019, verificou-se que os perfis mais procurados para 2019 são os Comerciais, de Tecnologias de Informação e de Engenharia. No entanto, a nova geração, a Geração Z, prefere apostar mais em áreas como a Gestão.

O “gosto pela área” foi o fator que mais influenciou as quatro gerações na tomada de decisão da área escolhida. Mas ainda é mais interessante perceber que o salário tem também bastante influência nos Baby Boomers (7%), na Geração X (12%) e nos Millennials (9%), mas não tem relevância para a Geração Z (0%). A mais recente geração importa-se mais com as saídas profissionais, do que qualquer outra geração. Esta análise explica um pouco a nova mentalidade, que é baseada em fazer algo que gostem mais e que seja uma tendência, mas não necessariamente pelo retorno financeiro.

Ainda assim, se os Baby Boomers, os Millennials e a Geração X pudesse investir numa outra área de formação as áreas de Gestão e Tecnologias de Informação seriam as preferências.

As gerações no mercado de trabalho

Prevê-se que as novas gerações trabalhem por mais anos, que as gerações anteriores. Por isso mesmo, seria expectável que demonstrassem mais interesse em trabalhar em diferentes empresas ao longo da carreira profissional, mas os resultados apontam para o contrário. A Geração Z é, de todas as outras analisadas, a que quer trabalhar em menos empresas diferentes. 

De acordo com Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal “Ao analisar o relatório, percebe-se também que à medida que as gerações vão avançado as expectativas em relação ao tempo de espera por uma promoção vai reduzindo. Ou seja, as primeiras gerações são mais pacientes para verem os resultados/benefícios do seu trabalho do que as novas gerações, que querem ser valorizadas mais de imediato.”   

Num mercado liderado pelo candidato, os benefícios podem ser a chave para a atração e retenção de talentos. Por isso mesmo, o estudo analisou os principais benefícios de cada geração. Os Baby Boomers refere como os três principais benefícios o seguro de saúde (86%), formação e certificações (66%) e automóvel para uso pessoal (61%). A Geração X refere o seguro de saúde (88%), formação e certificações (80%) e a flexibilidade de horários (76%). Os Millennials referem também o seguro de saúde (82%), formação e certificações (79%) e a flexibilidade de horários (76%). E por fim, a geração Z refere a possibilidade de trabalhar a partir de casa (72%), o seguro de saúde (72%) e flexibilidade de horários (70%).

Ainda, é interessante analisar que a geração Z é a geração que mais valoriza o refeitório (46%), cartão refeição (38%), subsidio de transporte (52%), acesso à internet para uso pessoal (26%), descontos em produtos ou serviços (50%) e dias de férias extra (60%).  No entanto, esta geração não demonstra particular interesse em ter automóvel para uso pessoal como beneficio, aliás, este benefício tem vindo a decrescer gradualmente em importância a cada nova geração.

Ainda numa vertente, de atração e retenção, as chefias e os managers têm um grande impacto direto nos colaboradores. Segundo o relatório, a Geração X e Y concordam em considerar que os seus superiores não têm as soft skills necessárias para desenvolver a função. Como justificação, descrevem que uma chefia ideal seria alguém motivador, justo, ético, transparente e experiente.

A emigração qualificada

Em 2019, existe uma boa conjuntura económica portuguesa e o mercado laboral encontra-se cada vez mais dinâmico. Assim, estes dois fatores contribuem para o abrandamento nas tendências de fuga de talento para o estrangeiro, nos últimos anos. Ao analisar os resultados, nenhuma das gerações revela particular interesse em emigrar, num futuro próximo.

Quando questionados sobre quais os países que consideram mais apelativos para emigrar, Espanha apresenta-se como o país menos apelativo para a Geração Z, do que para as restantes. Sendo os Estados Unidos o país mais apelativo para esta geração, seguindo de Alemanha e Espanha. Para as restantes gerações, as preferências passam por Espanha, Alemanha, Angola e Reino Unido.

Metodologia
Este relatório “Talento Z: Os nativos digitais no mercado laboral” traduz-se na análise de preferenciais e tendências no mercado laboral, de quatro diferentes gerações, em Portugal. Mais de 855 inquiridos anónimos de quatro diferentes gerações aceitaram participar no inquérito a nível nacional, da Hays Portugal.

As diferentes gerações foram determinadas pelos anos de nascimento, sendo que foi os Baby Boomers estão compreendidos entre os anos 1946-1964, Geração X entre os anos 1965-1980, os Millennials entre os anos 1981-1994 e por fim, a Geração Z entre os anos de 1195-2012.

O estudo é fundamentado no nosso conhecimento enquanto empresa de recrutamento especializado, de modo a proporcionar às empresas um panorama de como cada geração, especialmente da Geração Z, encara o mercado de trabalho. Em relação à Geração Z, foram analisadas apenas as respostas dos inquiridos entre os anos compreendidos entre 1995-2001.