“Num mundo cada vez mais digital, damos valor às relações e ao contacto personalizado com os nossos parceiros e clientes”

Letícia Soares é Country Manager em Portugal da Wealins, uma companhia com sede no Luxemburgo detida a 100% pelo Grupo Foyer, em entrevista fala sobre o mercado dos seguros em Portugal e que expectativas e estratégias tem o grupo para o território português. Não perca!

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A Letícia é Country Manager em Portugal da WEALINS,SA – a nova marca da companhia de ramo vida internacional do Grupo Foyer, que surge em 2017, após a fusão da Foyer internacional com a IWI – International Wealth Insurer, antiga BIL-Vie. O que mudou com esta fusão?

As mudanças foram subtis, mas muito relevantes para a nossa atividade.

O Grupo Foyer decidiu comprar em 2016 a IWI e considerando que a atividade desta era similar à da Foyer Internacional, que trabalhava o mercado internacional em ramo vida, aquando da fusão legal das duas companhias, o grupo decidiu lançar uma nova marca exclusiva para o mercado internacional.

A WEALINS continua a ser uma companhia com sede no Luxemburgo detida a 100% pelo Grupo Foyer, o maior grupo financeiro privado no Luxemburgo.

Passamos a ter soluções noutros mercados onde não estávamos tão ativos, como por exemplo a Itália e o Reino Unido, aumentámos a nossa eficiência e expertise, bem como ganhámos sinergias com esta fusão. No entanto, os valores do grupo continuam a ser os mesmos (Confiança, Excelência, Inovação, Integridade e Independência), bem como o ADN único que o Grupo Foyer tem no Luxemburgo.

Para além disso, com esta fusão passamos a fazer parte do Top 5 de companhias de seguros de vida a operar no Luxemburgo através do regime da livre prestação de serviços, com quase nove mil milhões de ativos sob gestão.

Que tipo de seguro comercializa a WEALINS e qual o perfil do consumidor português que contrata este tipo de seguros?

Com mais de 25 anos de experiência, a WEALINS disponibiliza “soluções à medida” de seguros de vida e capitalização. Na realidade, criamos soluções via seguros de vida de gestão de património, considerando o país de residência do cliente, a sua situação familiar, bem como as suas necessidades e objetivos.

Este tipo de produto destina-se a uma clientela internacional de elevado património que procura estruturar, preservar e transmitir o seu património em total segurança bem como beneficiar de uma optimização fiscal, dentro do enquadramento legal de cada país.

Cada vez mais verificamos que a mobilidade é um facto muito importante na gestão da vida profissional e familiar. Esta solução permite ao cliente não só decidir como pretende transmitir e preservar o seu património, mas também alterar a sua residência fiscal a qualquer momento, sem ter que se preocupar com o seguro. Apenas tem que informar a WEALINS antes da mudança e nós confirmamos se as características do seguro atual estão em conformidade com a legislação do novo país de residência. Caso contrário, faremos as alterações necessárias para que o produto mantenha a classificação de seguro de vida.

A  WEALINS  beneficia  do  conhecimento  de  colaboradores  multilingues  que  representam  11 nacionalidades  diferentes.  Compostas por profissionais experientes, as equipas multidisciplinares conhecem ao pormenor as expectativas e as situações de cada um dos seus clientes. Além disso, têm um conhecimento aprofundado do quadro legal em vários países europeus.

Quais as condições para um cliente ter acesso a este tipo de seguro? Existe uma idade máxima, prazo mínimo?

As condições são muito simples para o nosso produto português: ser nacional português ou residir em Portugal. Esta é um dos requisitos que o cliente tem que preencher obrigatoriamente.

Não existe idade máxima para subscrever este tipo de seguro, tal como o cliente não é obrigado a manter o seguro durante um prazo mínimo. Pode resgatar quando entender.

Existe uma idade mínima, porque a legislação portuguesa não permite que um menor de 14 anos seja pessoa segura. Nada mais.

Em 2018, segundo estatísticas da ACA, Associação de seguradoras e resseguradoras do Grão-ducado do Luxemburgo, o setor de seguros no Luxemburgo teve uma produção superior a 27 mil milhões de euros. Qual a divisão por seguros de vida e não vida e quanto representa Portugal como mercado?

O ramo não vida representa 3,7 mil milhões de euros (14%) e o vida mais de 23 mil milhões de euros (86%).

O mercado nacional representa 10% deste volume, sendo 6% seguros ramo vida e 4% seguros ramo não vida.

Em ramo não vida internacional, estamos a falar de 2,7 mil milhões de euros (10%) e ramo vida internacional mais de 21 mil milhões de euros (80%).

Por esse motivo o Luxemburgo é considerado o maior centro de distribuição de seguros da Europa.

O maior mercado deste tipo de produto é a França, com um peso de 35% na produção, seguida pela Itália com 26%.

Portugal representa 3% como mercado. Por isso se considerarmos o tamanho do nosso país em comparação com a vizinha Espanha, que representa 2%, podemos concluir que o mercado português é forte neste tipo de produto.

A WEALINS trabalha em livre prestação de serviços. O que significa isso?

Significa que com o passaporte europeu WEALINS pode ter atividade e distribuir seguros em outros países da União Europeia sem a presença física de uma sucursal.

A WEALINS está registada na ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – como uma companhia de seguros luxemburguesa a operar em Portugal em livre prestação de serviços. No entanto, a WEALINS reporta e é supervisionada pelo regulador no Luxemburgo – CAA: Commissariat aux Assurances.

Todos os nossos produtos estão sempre em conformidade com as regras da CAA, mas também com a lei tributária do país onde são comercializados.

No caso de Portugal, o nosso produto respeita a lei fiscal portuguesa.

No Luxemburgo, o mecanismo do “triângulo de segurança” oferece ao tomador de um contrato de seguro de vida ou um título de capitalização, um dos modelos de segurança mais robustos da Europa. Poderia explicar-nos em que consiste este mecanismo?

O mecanismo do “triângulo de segurança” é único na Europa. Nenhum outro país na Europa tem na sua legislação este sistema de proteção dos tomadores de seguros de vida.

Tal mecanismo é tão importante, que a loi du 10 août 2018 veio reforçar esta proteção.

A lei luxemburguesa obriga a que todos os ativos referentes a estas apólices sejam segregados no balanço das companhias de seguro, o que significa que estes ativos (chamados de provisões técnicas) tem que estar separados e geridos de forma diferenciada dos ativos próprios da companhia.

Estas provisões técnicas devem ser obrigatoriamente depositadas em um banco. Esse banco, chamado de “depositário” tem que assinar um acordo tripartido com o regulador e a seguradora e só após autorização expressa do regulador, o banco pode receber estes ativos.

O regulador faz um controlo deste tripartido, bem como um controlo trimestral do montante desses ativos e da forma como estão a ser investidos e geridos.

Este tripartido permite a CAA poder intervir nestas contas para assegurar que os ativos não são usados para pagar a nenhum outro credor em caso de insolvência da companhia de seguros.

Para além disso, os tomadores de seguros são credores privilegiados relativamente a estes ativos, o que significa que nenhum credor da companhia de seguros, em caso de insolvência desta, pode ter acesso aos mesmos, nomeadamente o Estado, os organismos de segurança social, os acionistas ou mesmo os colaboradores da empresa.

A estratégia de abordagem Wealins é diferenciadora. Pode explicar-nos como funciona a mesma?

Em todos os mercados onde desenvolvemos atividade, trabalhamos em B2B2C, ou seja, trabalhamos em  articulação  com  grandes  parceiros  internacionais  líderes:  private bankers,  gestores  de  património,  family  offices,  consultores  financeiros  e  profissionais  do setor  financeiro. Ao fazer parte das abordagens e dos processos dos seus parceiros, a WEALINS oferece a melhor solução possível, garantindo o respeito pela natureza exclusiva e privilegiada da relação entre o cliente e o parceiro em questão.

Com vista a dar resposta às necessidades específicas de cada cliente, a WEALINS adota uma abordagem personalizada de alto nível, assente numa vasta gama de serviços e numa rede independente de especialistas.

Para além disso, sabemos o quanto a qualidade de serviço é importante neste tipo de mercado, por isso estamos a investir em um novo sistema informático, bem como na formação dos nossos colaboradores, para que possamos sempre apresentar o melhor nível de serviço aos nossos parceiros e clientes.

Num mundo cada vez mais digital, damos valor às relações e ao contacto personalizado com os nossos parceiros e clientes.