Porque deve a sua empresa investir em brindes personalizados?

Os brindes personalizados são uma forma de marketing tradicional com cada vez mais adesão. Na era digital, esta e outras técnicas de marketing tradicional podem e devem ser usadas como um complemento à estratégia digital para conseguir mais visibilidade e mais lucro para a sua empresa.

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Mas como? Segundo a National Pen, empresa especialista em brindes personalizados que vende em mais de 20 países, são pensamentos como “Como é que esta ideia vai destacar o logótipo? Este artigo pode ser utilizado todos os dias? Quais são as cores mais apelativas?” que levam a estratégias de brindes bem-sucedidas.

Continue a ler para saber tudo sobre porque é que deve investir em brindes e sobre como pode escolher o brinde certo consoante os seus objetivos.

Porquê investir nos brindes personalizados?

Os Brindes Personalizados são um meio de divulgação da sua marca

Os brindes são objetos que circulam bastante: de acordo com um estudo, 10% das pessoas que recebem brindes transmitem-nos aos seus amigos ou familiares. Esta é, portanto, uma excelente estratégia para fazer com que a sua marca alcance um maior número de pessoas.

Para além disto, os bons brindes são objetos que as pessoas usam frequentemente e acabam por guardar durante muito tempo, aumentando as hipóteses de divulgar a marca. Segundo o mesmo estudo, 90% das pessoas que recebem brindes usam-nos uma vez por semana ou mais frequentemente e 87% guardam um produto promocional durante mais de um ano.

Para obter resultados satisfatórios, é aconselhável que os brindes personalizados tenham não apenas o nome da marca, mas também o contacto. A distribuição também deve ser feita de uma forma estratégia, de modo a que o nome da sua empresa chegue aos ouvidos do público com uma conotação positiva.

Os Brindes Personalizados são uma estratégia de marketing eficaz

Como a melhor forma de comprovar a eficácia de uma estratégia é através de dados estatísticos, apresentamos-lhe alguns. Segundo o PPAI Buyer Study de 2017, 87% das empresas inquiridas creditaram os brindes promocionais como um contributo significativo para alcançar os seus objetivos de marketing e 54% afirmaram que os mesmos produtos lhes permitiam criar ligações com clientes frequentemente.

De acordo com o mesmo estudo, 96% dos Marketers acreditam que os produtos promocionais são umas das formas mas eficientes de publicitar a sua marca.

Para além disto, segundo um outro estudo, 20.9% das pessoas fizeram uma compra após receberem um brinde promocional, um número consideravelmente mais elevado que o da percentagem referente aos anúncios online (4.6%) e aos anúncios televisivos (7.1%).

Os Brindes Personalizados valorizam a imagem da marca

Os brindes publicitários são uma excelente forma de melhorar a imagem da sua marca. Isto acontece porque se estes forem objetos únicos, funcionais e desejáveis, o seu público-alvo tem tendência a desenvolver uma relação positiva com o produto e, por associação, com a própria marca. O objetivo é que as pessoas precisem deles, que os usem frequentemente e que os mantenham sempre por perto. Só assim se poderá criar uma boa relação com o cliente.

No entanto, se o objeto for exageradamente publicitário ou se cumprir mal a sua função, corre-se o risco de projetar a imagem oposta da marca, pelo que se deve ter alguns fatores em atenção na escolha dos brindes.

Como escolher os brindes personalizados certos?

Os brindes ideais são objetos que fazem com que quem os recebe pense “Isto vai ser-me útil” ou “Ter mais um destes dá sempre jeito”. Mais que isto, são objetos que se adequam tanto à marca como aos potenciais clientes. Apresentamos-lhe abaixo duas perguntas essenciais que deve perguntar a si mesmo antes de decidir qual o melhor brinde para a sua marca oferecer.

De que precisa o seu cliente?

É mais provável que os clientes utilizem os brindes e que se lembrem da marca de forma positiva se estes forem objetos que lhes agradam e são úteis. Assim, analisar as necessidades e os interesses do seu público-alvo é uma excelente forma de perceber quais os brindes mais adequados.

Se pretende alcançar desportistas, talvez uma garrafa de água de desporto seja uma boa opção. Por outro lado, se a sua intenção for distribuir brindes num evento de tecnologia, pen drives, power banks e outros brindes USB personalizados são melhores apostas.

Como personalizar o seu brinde?

É necessário ter alguns cuidados com a personalização de brindes, uma vez que esta pode alterar por completo o valor percebido dos objetos.

A chave para fazer com que a personalização acrescente valor ao objeto e cumpra o papel de estabelecer uma relação positiva com o cliente está em não exagerar. Um objeto que fuja ao bom senso ou que tenha um logo muito grande estampado acaba por parecer demasiado publicitário e tem tendência a ser deixado no fundo da gaveta.

Dani Gonçalves, UniK SEO