É Diretor da marca Mid-Tier do Europcar Mobility Group. Pode começar por nos falar um pouco sobre a Unidade de Negócio Low Cost do Europcar Mobility Group – que detém as marcas Goldcar e InterRent?

A Goldcar e a InterRent são duas marcas comerciais que compõem a Unidade de Negócio Low Cost do Europcar Mobility Group presente em 17 países. A Goldcar e a Interrent começaram a funcionar juntas nos finais de 2017 após a aquisição da Goldcar por parte do grupo.

Com mais de 30 anos de experiência, a Goldcar é um ponto de referência no aluguer de lazer de veículos na Europa, com presença nos principais destinos turísticos.

A Interrent é a marca que ocupa o segmento intermédio no Grupo, contando com o valor acrescentado da tecnologia, proporcionando agilidade em todo o processo de aluguer, assim como simplicidade graças às suas tarifas com tudo incluído.

O que oferece cada uma destas soluções?

A Goldcar é o líder de alugueres de lazer de veículos na Europa, operando uma das frotas mais recentes do mercado. Mais de 80% dos nossos automóveis são renovados cada 12 meses como resposta ao compromisso dos nossos clientes de oferecer um serviço que garanta segurança, conforto, inovação e eficiência. A nossa frota consta dos últimos modelos em diferentes categorias de veículos para satisfazer completamente as necessidades e preferências dos clientes, tendo sempre em conta que não trabalhamos as gamas Premium dos veículos, na medida em que os nossos usuários recorrem a nós devido à nossa excelente relação qualidade-preço.

Por sua vez, a Interrent começou na Europcar Mobility Group como uma marca de baixo custo, mas este ano apresentámos uma nova estratégia de marca a fim de a reposicionar dentro do portfólio do grupo no segmento Mid-Tier ou intermédio, elevando a experiência do cliente a um nível superior, através de pacotes de preço fechado e serviços digitalizados que vão permitir que os usuários possam aceder ao seu carro alugado em menos de um minuto.

A que verdadeiros desafios o Europcar Mobility Group tem procurado responder com estas soluções?

O nosso principal desafio é continuar a alcançar uma quota crescente de mercado. Há que ter em conta que a Goldcar e a Interrent pertencem a um grupo especializado em oferecer soluções de mobilidade presentes e futuras, adaptando-se às tendências dos viajantes através de um amplo catálogo de opções que abrangem desde alugueres de veículos de longa duração até carsharing ou modelos urbanos como bicicletas e motocicletas. Portanto, o nosso desafio principal é continuar a inovar em matéria de produtos e serviços e, no caso particular da Goldcar e da Interrent, continuar a aprofundar em processos digitais com o objetivo de chegar este ano a oferecer os nossos serviços 100% online.

Começou o seu percurso profissional no Europcar Mobility Group como Head of InterRent Portugal. Mais tarde, o grupo reforça a gestão da sua Unidade de Negócios Low Cost nomeando-o diretor da marca Mid-Tier da unidade. Que objetivos ou estratégia tem delineada para esta unidade?

A estratégia da InterRent consiste em aumentar a fidelidade do cliente, melhorando a qualidade do serviço com base em processos simples.

Para conseguir o nosso objetivo, começamos por rever toda a jornada do cliente, identificando os pontos problemáticos existentes, interagindo com os nossos clientes e eliminando, um por um, cada um desses pontos problemáticos. Descobrimos que a melhor maneira de fazer tudo isto, seria oferecendo uma Experiência do Cliente totalmente digitalizada, a partir do momento da reserva, tanto através do sítio web (interrent.com) como através da nossa aplicação InterRent até o momento da recolha, tudo feito de maneira muito simples e rápida, usando um Quiosque para recuperar o Contrato de Aluguer e as Chaves do Carro, sempre com um toque humano tornado realidade pela presença de uma Hospedeira Interrent que poderá ajudar os clientes durante a operação em qualquer problema que lhes possa surgir. Finalmente, no retorno, os clientes simplesmente deixam a chave e o contrato é automaticamente fechado.

O nosso objetivo consiste em oferecer uma experiência simples, conectada e rápida a um preço justo.

O segmento de aluguer de carros de low cost é um dos mais dinâmicos da Europa. Quais são as expectativas para este mercado?

Trata-se de um mercado com características próprias e um grande dinamismo na Europa, na medida em que representa aproximadamente 1.5 biliões de euros, mostrando uma taxa histórica de crescimento anual de 12%. Além disso, esperamos que continue a crescer a um ritmo similar, especialmente em destinos de lazer como França, Itália ou Portugal.

Com a aquisição, em 2017, da Goldcar, a Unidade de Negócio Low Cost do Europcar Mobility Group entrou numa nova fase. Estão previstos, para breve, novos serviços para continuar a reforçar este segmento e para responder às necessidades do mercado?

O nosso setor está caraterizado por um elevado componente de inovação. As soluções de mobilidade oferecidas pelo grupo Europcar estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de novas tecnologias. No caso da Goldcar e da Interrent, durante os últimos três anos, focalizaram-se em impulsionar ao máximo ferramentas e processos que permitem facilitar ao usuário um serviço ágil, que reduza tempos de espera e que lhe proporcione maior autonomia. Começamos por oferecer o serviço Key’n Go, um dispensador de chaves inteligente com o qual os viajantes poderão experimentar a agilidade do processo de alugar um carro e ‘’lançar-se à estrada’’. Uma autêntica experiência digital na qual os condutores já não precisam de esperar na fila para recolher o carro. Simplesmente, após realizar a reserva através do sítio web Interrent.com ou da app, apenas terão de aproximar um código QR ou introduzir o seu número de reserva na máquina. Depois, deverão selecionar o carro que preferem dentro do grupo de tipos de veículo escolhido no momento da reserva e o sistema irá dispensar a sua respetiva chave e contrato. Tudo isto reduz o tempo de operação a menos de um minuto. Assim, os viajantes poupam tempo que poderão dedicar às suas férias. O Key’n Go está disponível tanto na Goldcar como na Interrent, sendo um serviço que manteremos em expansão para que cada vez mais destinos possam dispor deste serviço.

Por outro lado, desenvolvemos o serviço Click’n Go, atualmente disponível em diversos destinos da Goldcar e que dentro em breve chegará à Interrent. Um sistema digital que agiliza muito o aluguer, na medida em que permite realizar todo o processo – desde a reserva e o pagamento até à recolha e abertura do carro- através do telemóvel, sem precisar de chaves e sem ter de passar pelo balcão. Com este lançamento, a Goldcar tornou-se em 2017 no primeiro operador do setor rent-a-car a oferecer um serviço de aluguer de carro sem chaves. O funcionamento do serviço Click’n Go é muito simples. O cliente recebe a chave virtual com a matrícula e o lugar de estacionamento do veículo devidamente identificados no seu telemóvel, através da app da Goldcar. Desta forma, poderá abrir e fechar o veículo sem chaves, além de poder arrancá-lo e usufruir ao máximo das suas férias. A tecnologia Bluetooth que equipa todos os smartphones faz o resto, permitindo a conexão do veículo com o dispositivo do cliente. Em menos de um minuto poderá começar a sua viagem, na medida em que com Click’n Go o veículo atribuído estará no lugar de estacionamento na hora da recolha exata indicada pelo cliente na sua reserva, evitando assim tempos de espera desnecessários.

O Europcar Mobility Group oferece atualmente uma ampla gama de soluções no âmbito da mobilidade. Qual será o futuro da Mobilidade? Que conceitos vão ditar o setor automóvel e da mobilidade?

Em janeiro apresentamos na FITUR o nosso segundo Estudo sobre a Mobilidade do Futuro, onde são recolhidas as opiniões e tendências de espanhóis entre 18 e 64 anos de idade. Dos resultados podemos intuir uma mudança importante na perceção do presente e futuro da mobilidade: sete de cada dez inquiridos consideram que o aluguer de veículos (70,3%),o carro partilhado (71,4%) e o carro com condutor (55%) vão substituir o carro em propriedade a curto ou médio prazo. 58,6% acha que isto vai acontecer dentro de dez anos ou menos; 11,7% que isto acontecerá dentro de vinte anos ou mais.

A digitalização do processo de aluguer aparece como um fator fundamental para que as diferentes opções de mobilidade se consolidem como alternativa ao veículo em propriedade: nove de cada dez inquiridos destacam que é fundamental para agilizar os tempos e a operação.

As conclusões do estudo também denotam um incremento da consciência ecológica entre os usuários: dois terços dos inquiridos estão dispostos a pagar mais por um carro menos poluente. Acreditamos que num país como Portugal, em que a idade do parque automobilístico já supera 12 anos, a renovação contante da frota do setor dos carros de aluguer, a forma original de frota partilhada, implica uma solução ao problema da poluição nas cidades: mais otimização energética e menos emissões de CO2.

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