A LEGO lançou o desafio e o youtuber inglês Sam Battles, conhecido online como Look Mum No Computer , aceitou. A ideia deste desafio era criar uma orquestra com os novos robôs LEGO Boost Droid Commander (incluindo 46 droides R2-D2), e colocá-los a tocar instrumentos reais. O tema escolhido foi o tema principal de Star Wars™, composto em 1977 por John Williams.

Foram ao todo 3.148 horas de trabalho, para construir os 95 droides, atribuir-lhes um dos 42 instrumentos reais e descobrir de que forma os podiam tocar, mantendo a afinação e os tempos necessários para tocar este, que é um dos temas mais famosos da história do cinema.

“Sempre foi nossa intenção que os droides interagissem com objetos, mas nunca pensámos que um dia poderiam vir a fazer música. Isto foi um projeto totalmente louco”, refere Carl Merriam, Designer LEGO da equipa que desenvolveu LEGO 75253 Boost™ Droid Commander.

Lançado no início de Setembro de 2019, LEGO Boost™ Droid Commander é um set que permite a criação de um de três droides da saga Star Wars, o Mouse Droid, o Gonk Droid ou o célebre R2-D2, uma das mais famosas personagens da saga. Através da tecnologia LEGO Boost, os robôs são programáveis e podem ser controlados através de uma app gratuita, podendo cumprir missões ou permitindo às mentes mais criativas fazer todo o tipo de brincadeiras, como por exemplo, música.