Chama-se Maria ou José? Segundo a eDreams, são os nomes dos portugueses que mais viajam

A eDreams, a maior agência de viagens da Europa, analisou as reservas realizadas nas suas plataformas para identificar quais os nomes mais comuns dos viajantes em Portugal.

2754
Foto Jornal Público

Os resultados ditam que os portugueses com o nome Maria, no caso do sexo feminino, e José, no sexo masculino, são quem mais viaja. No Top 10, podem encontrar-se ainda os nomes João, Ana, António, Pedro, Luís, Carlos, Paulo e Rui. No total, oito nomes masculinos e apenas dois nomes femininos compõem esta lista, o que permite concluir que em Portugal os homens parecem viajar mais do que as mulheres – ou, pelo menos, são eles quem faz mais reservas na plataforma da eDreams.

Este ranking dos nomes de quem mais viaja difere consideravelmente da atual lista dos nomes mais populares em Portugal: se as Marias, os Josés e os Joões estão sempre presentes, hoje em dia há também muitas pessoas com os nomes Leonor, Francisco, Santiago ou Matilde, entre outros, e que não constam neste Top 10 da eDreams.

No que diz respeito ao gasto médio por viagem, são os portugueses com o nome Rui quem mais investe nas suas férias, com um valor médio na ordem dos 393 euros. Seguem-se os Luíses e Antónios, com um gasto de 389 e 383 euros, respetivamente. Por outro lado, podemos ver que quem menos gasta são as Marias, os Josés e as Anas, com valores abaixo dos 340 euros – serão as mulheres, afinal, mais poupadas do que os homens?

A eDreams descobriu, também, que os destinos mais reservados pelos portugueses com os nomes constantes deste Top 10 são Lisboa, Porto e Paris. De facto, os dez são consistentes nesta escolha: Paris fica em terceiro lugar nas preferências de todos, sendo que Lisboa e Porto ficam empatados em primeiro lugar – há cinco destes nomes (incluindo as Marias e os Joões) que preferem viajar para Lisboa, enquanto os restantes cinco (incluindo os Josés e as Anas) preferem viajar para o Porto.