Campanha “Amigos na saúde e na demência” para uma mudança social no mês de alerta para a doença

Arranca hoje a campanha "Amigos na saúde e na demência": uma campanha solidária de âmbito nacional que relembra que o mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão.

447
Um ano depois do lançamento do projeto “Amigos na Demência”, a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal para aumentar a compreensão sobre as demências e convidar os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das Pessoas com Demência.
8ª Avenida, ArrábidaShopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Estação Viana Shopping, ViaCatarina Shopping, CascaiShopping, CoimbraShopping, Serra Shopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, MadeiraShopping e Parque Atlântico são os Centros Comerciais que recebem esta campanha, local onde os visitantes são convidados a juntar-se aos “Amigos na Demência”.
Estima-se que, até 2050, o número de pessoas com demência triplique, chegando a mais de meio milhão de pessoas em Portugal e a cerca de 135 milhões em todo o mundo. No mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência – o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro – a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal e lança uma campanha para uma mudança social.
“Amigos na saúde e na demência” relembra que aquilo que é mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão. Ser amigo é continuar presente e disponível para compreender e apoiar. Com esta campanha, a Sonae Sierra e a associação Alzheimer Portugal convidam todos os portugueses a serem Amigos na Demência, bastando, para isso, aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e assumir um compromisso de uma ação, pequena ou grande, a favor das pessoas com demência. Podem fazê-lo acedendo à plataforma da associação ou participando nas Sessões de Informação que irão decorrer por todo o país.
O arranque desta campanha é marcado pelo lançamento de diversos vídeos onde é possível ouvir vários testemunhos de amigos de pessoas com esta doença, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos. Aos “Amigos na Saúde e na Demência” juntam-se ainda várias caras conhecidas. Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro são as figuras públicas que dão a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.
A demência resulta de uma doença no cérebro e progride de forma única em cada um de nós, não se resumindo à perda de memória. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (cerca de 60 a 70% dos casos), mas existem mais de 100 tipos de demência, como a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy ou Demência Frontotemporal. Esta pode resultar em alterações de humor, mudança de comportamentos, dificuldades de raciocínio ou de orientação, entre outros fatores.
“Amigos na Saúde e na Demência” é o mote da campanha que se insere no projeto global Amigos na Demência, liderado a nível internacional pela Alzheimer’s Society no Reino Unido e que já contabiliza mais de 17 milhões de Dementia Friends (Amigos na Demência). A associação Alzheimer Portugal juntou-se ao movimento global em 2018 e agora lança mais esta campanha, que surge da parceria com a Sonae Sierra. Desde 2013 que a Sonae Sierra tem recebido muitas das sessões “Café Memória” que se têm realizado em todo o país.
 No âmbito da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”, de setembro a novembro decorrerão ainda diversas Sessões de Informação “Amigos na Demência” nos Centros geridos pela Sonae Sierra, nas quais são partilhadas as principais mensagens-chave sobre como podemos mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a Demência. Com entrada gratuita e aberta a toda a população, as primeiras sessões estão já marcadas para dia 8 de setembro, às 10h30, no Centro Colombo (salas de cinema) e no NorteShopping (Silo-Espaço Cultural).
Para além destas sessões, a associação Alzheimer Portugal promove ainda Formações para Embaixadores “Amigos na Demência”, com o objetivo de formar voluntários para se juntarem à campanha e para se tornarem embaixadores, com a duração de cerca de 7 horas.