Alguns casos de depressão necessitam de apoio médico, outros podem sofrer melhorias com apenas algumas alterações no estilo de vida.

Acredita-se, por exemplo, que algumas alterações na sua casa podem tornar o local mais feliz – e, consequentemente, diminuir os sintomas depressivos e aumentar o seu bem-estar. Estas dicas são divulgadas em alguns websites na área e em revistas portuguesas, oferecendo resultados reais aos seus praticantes.

Entre as dicas divulgadas, escolhemos cinco que consideramos essenciais, sendo essas as que se encontram de seguida. Coloque-as em prática e sinta-se uma pessoa mais feliz dentro de sua casa.

5 dicas que deve colocar em prática na sua casa

1. Uma casa com luz é uma casa mais feliz

Só quem já viveu em casas escuras sabe o quão difícil é manter o bom humor dentro das mesmas. Pelo contrário, uma casa com boa luminosidade, é totalmente diferente! Esta dica é excelente para quem se encontra à procura de casa, mas e quem já tem casa e a iluminação não coincide com o ideal?

Nesses casos deve apostar em pouca mobília, para permitir um maior alcance da luz, e cores claras, tanto na escolha da mobília como na escolha de lâmpadas. Se possível, peça o apoio de um profissional na escolha das lâmpadas mais adequadas.

2. Mantenha a sua casa limpa

A limpeza é essencial para que se sinta bem na sua casa. Acreditamos, no entanto, que com os dias corridos a limpeza da casa fique comprometida. A nossa dica para esse problema é tentar fazer uma limpeza completa aos fins-de-semana – com um esforço um pouco mais demorado – e limpezas de manutenção durante a semana – que serão feitas diariamente com o objetivo de, como o próprio nome indica, manter a mesma.

Caso tenha dúvidas quanto à melhor forma de limpar o seu lar, pode encontrar diversos truques de limpeza para a sua casa.

3. Decore da forma que fizer sentido para si

A decoração é um aspeto importante dentro de uma casa, não para os visitantes, mas para os que habitam na mesma. Alguns portugueses apostam numa decoração antiga, enquanto outros apostam numa decoração mais moderna – consoante os gostos. Deve escolher a que mais se adequa e, caso tenha dúvidas, experimentar diversos estilos.

Atualmente já existem algumas aplicações no mercado que permitem experimentar um determinado móvel em sua casa, usando apenas o seu dispositivo móvel. Esta é uma excelente forma de encontrar o seu gosto em termos decorativos.

Em alguns casos, quando a religião é um tema importante, podem ser adquiridos alguns produtos religiosos. Esses produtos podem ser comprados em estabelecimentos físicos ou em lojas online como a Holyart.

4. Acredite: a aromaterapia fará toda a diferença!

A aromaterapia já é um termo mais conhecido em Portugal e já são mais os portugueses que apostam na compra de velas, incensos ou outros produtos que dão à casa um aroma mais agradável. No mercado, atualmente, existem muitos aromas disponíveis, em diferentes formatos.

Além de tornar a sua casa num local mais agradável para se viver, também é possível encontrar aromas ou produtos com fins terapêuticos. Por exemplo, portugueses mais stressados podem sentir uma melhoria dos sintomas através do uso de aromas específicos – como é o exemplo da lavanda.

5. Ter um jardim é essencial para o seu bem-estar

Quer muito ter um jardim, já conhece os verdadeiros benefícios do mesmo, mas não tem varanda ou terraço? Não há problema! Existem algumas plantas que têm resistência a ambientes internos, apenas deve escolher as adequadas.

Em caso de dúvida, fale com um especialista no assunto e descubra quais as plantas mais adequadas ao seu caso em específico.

Sabemos que a maioria dos portugueses passa mais de metade do dia fora de casa, nos locais de trabalho, mas sentir-se bem em sua casa continua a ser essencial. Este é o local escolhido para descansar após um dia exaustivo, é necessário mantê-lo relaxante e permitir que o mesmo transmita alguma felicidade para si.

Siga as dicas acima e veja as melhorias que as mesmas irão fazer na sua casa – e no seu bem-estar.