Luís Simões no combate às alterações climáticas

Integrado na cadeia de valor, e indo ao encontro dos requisitos dos seus clientes, a Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, respondeu ao questionário de Alterações Climáticas na plataforma mundial CDP – Carbon Disclosure Project, no qual obteve em 2018 a pontuação C, superior à média do sector geral (D) e à média regional da Europa (D).

540

O CDP é a plataforma mundial de report sobre as alterações climáticas e o sistema global de divulgação que promove a interligação entre investidores, empresas, cidades, estados e regiões na gestão dos seus impactes ambientais, e que potencia a consciencialização e a gestão dos riscos relacionados com o carbono e as alterações climáticas.

Este caminho de análise interna anual da organização permite a partilha de boas práticas.Desde 2007 que a Luís Simões desenvolve a sua estratégia de sustentabilidade assumindo um compromisso inequívoco em encontrar soluções eficazes que reduzam o impacte direto das suas operações sobre o meio ambiente, contribuindo para a redução de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

Os passos dados no reporte do CDP são uma evidência do caminho percorrido pela organização. Em 2017, a Luís Simões implementou um projeto para contabilizar as emissões de Gases de Efeito de Estufa em todas as suas empresas, com verificação externa independente. Foram contabilizadas 42.101 toneladas de CO2e durante esse mesmo ano.

Em 2018 foi apresentado um conjunto de iniciativas que permitiu reduzir 87 toneladas de CO2e. Para 2019 a Luís Simões identificou 12 iniciativas adicionais para reduzir 1.516 toneladas de CO2e.

Para Cláudia Simões, Coordenadora para a área de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões, “a redução de emissões de carbono são o nosso grão de areia na contribuição para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da ONU: Ação Climática”, adiantando ainda: “porque estamos na cadeia de valor, entendemos a importância do nosso envolvimento nos compromissos de descarbonização dos nossos clientes, sempre integrados no mercado global.

O nosso posicionamento, focado na melhoria contínua de processos e na sustentabilidade, permitirá continuar a caminhada rumo à descarbonização”.Durante a última década a Luís Simões reduziu em mais de 16% as emissões de CO2e para a atmosfera da sua frota.

Graças ao seu empenho, obteve a pontuação de C no questionário de Climate Change, na categoria de Awareness (Consciência), uma qualificação que levou a LS a posicionar-se com uma pontuação superior à média do sector geral (D), e superior à média regional da Europa (D).