Abílio Silva, CEO e fundador da Globser Group

Após 10 anos de uma carreira feita em Multinacionais como a KPMG e a MARS, nasceu a veia empreendedora com a criação da Globser primeira empresa do grupo em 1999, surgindo no mercado com intervenções de marketing e vendas nas mais diversas áreas de atividade em Portugal. O foco potenciava uma vasta e diversificada experiência operacional contando com uma rede de contatos ativa, de considerável expressão e de elevado potencial e esteve desde os seus primórdios, por opção do fundador, Abílio Silva, dedicada a atividades ecológicas, em que a sustentabilidade ambiental se tornou um dos pilares do negócio, iniciadas com a abertura de uma loja de roupa “greenpeace”.

Projetos inovadores no mercado

Continuamente focado em trazer uma tecnologia inovadora na área ambiental para Portugal, em 2004 após o EURO onde colaborou intensivamente, o CEO e fundador da Globser Group, rumou aos Estados Unidos e através de uma “business opportunity americana”, criou o Masterfranchising “Battery Doctors”, ficando com a exclusividade para Portugal, Espanha e Brasil até aos dias de hoje.

A Battery Doctors destaca-se por ser a única empresa no mercado mundial a fazer manutenção preventiva, corretiva e reutilização/regeneração de baterias de ácido chumbo, através de um processo eletroquímico, abrangendo desde baterias automóvel até ás baterias de empilhadores, onde se concentra 90% da atual atividade.  Este processo patenteado e comprovado obtém uma maior longevidade e operacionalidade dos equipamentos. As vantagens são várias, desde a redução de custos, às melhores práticas ambientais com a reutilização de um resíduo perigoso como é a bateria. “Prestamos um serviço de excelência e damos garantia sobre o mesmo”, assegura o nosso interlocutor.

A procura pela inovação é uma constante para a Globser Group que em 2007 constituiu mais uma empresa, a 2Drive. Um negócio que se tornou representante exclusivo para Portugal das marcas Carver One e PGO, criado para comercializar veículos com caraterísticas únicas, divertidos de conduzir e que consequentemente reduzem as emissões de CO2.

Com a missão de contribuir para uma mobilidade mais sustentável maximizando harmoniosamente a energia elétrica e reduzindo a dependência das energias não renováveis, a 2Drive ambiciona construir uma rede de mobilidade energeticamente mais sustentável, preocupada com o ambiente. E reflete-se através dos valores de dedicação, inovação, agilidade e consciencialização.

“Tivemos um sucesso muito grande com a 2Drive, onde fizemos ações de street marketing, a Volta a Portugal com a Santa Casa, fizemos também eventos com o Rock In Rio, a RFM e a Philip Morris, Microsoft, Meo, WTCC entre outros e tudo correu espetacularmente bem.”

A crise que obrigou a mudança

Contudo, a 2Drive ressentiu-se com a crise em 2009 e a sua atividade ficou estagnada durante alguns anos, assim como, mais duas empresas criadas posteriormente, a Globser Net e a Globser Sports. “Isto tem sido uma travessia do deserto de alguma forma, e nos últimos três anos redirecionamos completamente a nossa atividade”.

Esta mudança obrigou o CEO da Globser Group a mudar alguns paradigmas e a apostar na 2Drive e mais tarde, em 2016 na Globser Tech. “A nossa atividade neste momento, está concentrada essencialmente na 2Drive e na Globser Tech, uma empresa criada mais para a parte técnica e para a parte das novas tecnologias sustentáveis que surgem no mercado.”

Em março deste ano, a Globser Tech tornou-se “partner certificado” da multinacional holandesa EVBox para Portugal. “Através da Globser Tech, estamos neste momento a representar a líder mundial de estações de carregamento de veículos elétricos, a EVbox. Esta é a marca pioneira nesta área com equipamentos de última geração, mais eficientes e com melhor design no mercado, vencedora de prémios mundiais como reconhecimento da excelência e com a vantagem de ter um software fantástico. Queremos estar com os melhores do setor”. O nosso entrevistado, acredita que esta é uma boa aposta, naquele que é um mercado que está ainda a “gatinhar”, mas que se encontra muito bem referenciado em termos de utilizadores per capita para veículos elétricos e a Globser Tech pretende ser uma marca de referência no país.

Um processo contínuo de progresso  e desenvolvimento económico

Ainda no início deste mês, Abílio Silva deu asas a um projeto que já fazia parte dos seus planos para a 2Drive. Ter uma gama completa de veículos elétricos exclusivos para venda em Portugal. Micromobilidade, scooters, motos, carros e até veículos pesados. A 2DRIVE com vários processos de representação em curso, assinou este mês um contrato juntamente com a sua parceira NSDJSV- Innovative solutions com a PICCOLLI – Green Technology, para representar através de um Master Franchising os produtos da marca em exclusividade no mercado nacional. “É um projeto de interesse nacional e estamos entusiasmados porque o futuro vai realmente passar por aqui. A PICCOLI será um parceiro de referencia e trás consigo uma vasta experiencia internacional que iremos incorporar no mercado nacional de onde sairão várias soluções também para o mercado europeu”.

Para a Globser Group, o futuro passa pela ECO mobilidade, e vão continuar a apostar incessantemente na procura de melhores soluções de forma a oferecer produtos e serviços aos seus clientes, sempre com a preocupação na sustentabilidade ambiental e na rentabilidade da sua atividade. “Nós estamos preparados para a mudança, e perfeitamente conscientes com o que vem aí. Os próximos 10 anos serão seguramente mais apaixonantes que os últimos 100 neste setor. Esperemos que os veículos sem emissões se possam disseminar por toda a europa e quiçá pelo mundo inteiro. Isto sim, seria o ideal para podermos defender um planeta que é nosso e que temos a obrigação de cuidar dele para as próximas gerações assegurando o futuro dos nossos filhos e netos. razão pela qual sou convictamente um humilde missionário para um mundo com emissões Zero”.