Garcia Garcia assegura ampliação da germânica KIRCHHOFF Automotive em Portugal

A KIRCHHOFF Automotive, multinacional alemã do ramo automóvel, está a ampliar a sua fábrica em Ovar e escolheu a Garcia Garcia, construtora nacional especializada em design and build de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, para a construção

234

A subsidiária portuguesa, que fornece peças complexas de metal e estruturas híbridas para aplicação em carroçarias e chassis para a indústria automóvel e que se destinam essencialmente aos mercados externos, irá aumentar a sua capacidade de produção com um processo inovador de estampagem a quente.

A Garcia volta, novamente, a ser o parceiro escolhido por uma multinacional a investir em Portugal. Trata-se de um projeto que reflete o dinamismo que a filial portuguesa tem vindo a demonstrar e que tem como objetivo aumentar a capacidade de resposta para com as principais fabricantes de automóveis.

O projeto implica a ampliação do complexo industrial com a construção de um novo edifício, contíguo a um pavilhão existente, dividido em dois blocos estruturalmente independentes. O primeiro, em betão armado, materializa a transição entre o edifício existente e a ampliação, tendo forma retangular e sendo composto por três pisos elevados, destinados a aumentar as áreas sociais e administrativas do complexo. Por sua vez, o segundo, em estrutura metálica, será destinado ao aumento da capacidade produtiva da KIRCHHOFF Automotive, recebendo mais linhas de produção.

Todos os trabalhos estão a ser realizados enquanto o restante complexo produtivo da KIRCHHOFF Automotive continua a laborar. Este foi um dos desafios intrínsecos à obra, que a Garcia teve de planear, por forma a ter um impacto reduzido na atividade normal da empresa e não provocar constrangimentos ao nível do processo logístico e produtivo. A construtora assegurou, assim, a manutenção das instalações em total funcionamento e a gestão de todas as condições de segurança para todos aqueles que trabalham no complexo.
A KIRCHHOFF Automotive Portugal integra o grupo KIRCHHOFF Automotive, que conta com 9.000 colaboradores e 30 fábricas distribuídas por 11 países.

Esta obra para a KIRCHHOFF Automotive junta-se ao vasto portefólio da Garcia Garcia para a indústria automóvel. Anteriormente, a construtora foi responsável pela conceção e construção de cinco unidades em Viana do Castelo, quatro instaladas no Parque Empresarial de Lanheses – BorgWarner, Eurostyle Systems, Steep Plastique e Bontaz e, uma outra, a Serratec, na Zona Industrial de Neiva. Além das anteriores, a construtora teve também intervenção no projeto de ampliação da franco-nipónica Uchiyama.