Mercer recebe estágio de vida da Girl Move Academy, integrado no programa de liderança e empreendedorismo social para o desenvolvimento estratégico de Moçambique

A Mercer, consultora nas áreas de benefícios, pensões, investimentos e carreiras, recebeu pelo segundo ano consecutivo, uma jovem moçambicana para um estágio de um mês nos seus escritórios, em Lisboa.

359
Tunelga Almiro

Esta é uma iniciativa que decorre da parceria da consultora com a Academia da ONG (Organização Não Governamental) Girl Move, que promove um Programa Avançado de Liderança e Empreendedorismo Social.

É a partir de Nampula, em Moçambique, que a Academia desenvolve o projeto Estágios com Vida para jovens universitárias finalistas ou recém-licenciadas, com potencial de liderança e que revelem uma forte vontade de serem elementos de mudança e desenvolvimento social. Através deste movimento de vida, pretende-se formar uma nova geração de líderes ao serviço do desenvolvimento do seu país, de apoio e capacitação de jovens mulheres moçambicanas através da sua educação e da criação de redes humanas de entreajuda a nível inter-geracional e internacional. Para isso, é-lhes dada a oportunidade de angariar conhecimento e estratégias de liderança e de empreendedorismo em Portugal, que posteriormente, possam ser aplicados, de forma autónoma, na sua Terra Natal.

“A Mercer orgulha-se de ser um dos agentes dinamizadores desta iniciativa tão arrojada e nobre e de proporcionar um desenvolvimento ímpar a nível pessoal e profissional destas jovens mulheres. Há dois pontos fundamentais que tornam esta experiência memorável: o espírito de entreajuda dos colaboradores da Mercer que se demonstram sempre disponíveis para apoiar e desenvolver estas jovens e, por outro lado, a capacidade das mesmas para mobilizar, inspirar e partilhar a sua cultura connosco. A Tunelga, a nossa Girl Move deste ano, está a usufruir da “máquina” da Mercer (ferramentas, know-how, especialistas….) para desenhar e arrancar com o seu projeto social que acreditamos que vai ter um impacto muito positivo na comunidade moçambicana. Nesse sentido estamos a apoiar não apenas a Tunelga, mas todos os que ela conseguir impactar”, refere, Sónia Nunes, People Leader da Mercer Portugal.

A “Girl Move” de 2019 e que já se encontra a estagiar na Mercer trata-se de Tunelga Almiro, de 26 anos, licenciada em Administração Pública pelo Instituto Superior de Relações Internacionais, em Moçambique. É apaixonada por comunicação, ativista em matéria de saúde sexual e reprodutiva e considera que o seu contributo para o mundo pode ser feito através dos media. Acredita que comunicação é o contributo basilar para que os media sejam um veículo de educação, de inclusão social e equidade de género.

“Consigo definir esta experiência com uma única palavra: transformação. A Girl Move transformou-me. Aqui trabalhamos em três fases: liderar o eu; liderar com os outros e transformar o Mundo. Aprender a lidar connosco e com os nossos medos é importante para trabalhar com os outros e tornar o Mundo num lugar melhor. Neste caso, vamos mudá-lo a partir de Moçambique”, comenta Tunelga Almiro.

Durante o estágio, que terminará em meados de outubro, Tunelga será acompanhada por vários mentores da Mercer e da Girl Move que irão garantir que todas as necessidades da jovem, a todos os níveis, serão asseguradas. O estágio foi pensado ao detalhe e a Mercer está comprometida com a Girl Move para que este projeto tenha um forte impacto positivo em todos os envolvidos.