Promoção no Canal do Suez da Zona de Atividades Logísticas de Sines (ZAL) para agronegócio

O Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) iniciaram conversações com o Canal do Suez no sentido de promover a cooperação tecnológica e prestação de serviços com base nos sistemas portugueses “JUP - Janela Única Portuária” e “JUL - Janela Única Logística”.

291

Foi com o propósito central de promover a Zona de Atividades Logísticas de Sines (ZAL Sines), como uma base para a consolidação e trânsito de bens do agronegócio, que representantes do Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines tiveram reuniões de trabalho no Cairo e no Canal do Suez no dia 1 de outubro.

A ZAL Sines é um conjunto de duas áreas, uma intraportuária de cerca de 30 ha no Porto de Sines e uma extraportuária, contígua, de cerca de 270 ha na Zona Industrial e Logística de Sines. A ZAL Sines é servida pelo Porto de Sines e por um sistema rodoferroviário de grande capacidade integrado num dos principais eixos multimodais da Rede Transeuropeia de Transportes
A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A. e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S. A. firmaram em 2018 Memorandos de Entendimento respetivamente com a Zona Económica do Canal do Suez e a Autoridade do Canal do Suez.