Relatório de Sustentabilidade da Brambles apresenta os resultados positivos dos compromissos de sustentabilidade do grupo

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade anual da empresa, os programas de colaboração de clientes proporcionam reduções significativas nos desperdícios de embalagens, nas emissões de carbono e quilómetros em vazio.

229

A Brambles, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento a operar em quase 60 países, apresenta conclusões sobre o seu sucesso em termos de sustentabilidade para o ano fiscal de 2019, no Relatório de Sustentabilidade recentemente lançado. Em conjunto com os seus clientes, as soluções da Brambles ajudaram a poupar:

  • 2 milhões de toneladas de CO2
  • 1,7 milhões de metros cúbicos de madeira
  • 2595 megalitros de água
  • 1,3 milhões de toneladas métricas de resíduos sólidos
  • 1,7 milhões de árvores

Estas poupanças foram conseguidas através da simples substituição de embalagens de utilização única ou embalagens sem retorno por alternativas reutilizáveis que são continuamente partilhadas, reparadas e reutilizadas ao longo da cadeia de abastecimento.

Em 2015, a Brambles comunicou os seus compromissos de sustentabilidade para 2020 e as questões abordadas pelo programa, como silvicultura sustentável e eliminação de resíduos das cadeias de abastecimento, são agora mais importantes do que nunca para as respetivas partes interessadas. À medida que a empresa entra no ano final para o período dos objetivos para 2020, aproxima-se cada vez mais de conseguir um fornecimento de materiais 100% sustentáveis para madeira, atingindo os 99,7% (no ano fiscal de 2018, o valor era de 99,4%). Além disso, 60% da eletricidade que alimenta os centros de serviços da Brambles tem origem em fontes de energias renováveis certificadas, representando um aumento de 34 pontos percentuais no ano fiscal de 2018, o que torna as suas soluções já com baixas emissões de CO2 ainda mais sustentáveis.

A empresa está no processo de definir um novo horizonte de sustentabilidade, com a ambição de tirar partido da sua posição enquanto espinha dorsal invisível das cadeias de abastecimento globais, visando um impacto positivo nas comunidades, nos clientes e no planeta.

Moldar um futuro sustentável

Como parte do objetivo Melhor Colaboração da Brambles, a empresa lançou recentemente o programa Um mundo com zero desperdício (ZWW, Zero Waste World), orientado para a criação de parcerias com fabricantes e retalhistas, com o objetivo de resolver desafios importantes e partilhados, ao mesmo tempo que se economiza tempo, dinheiro e recursos naturais. O programa ajuda a fazer a transição para uma economia circular de forma mais rápida e simples, com iniciativas centradas em três áreas fundamentais: eliminação de resíduos, erradicação de quilómetros de transporte em vazio e corte nas ineficiências através de soluções inovadoras.

No ano passado, as Soluções de Transporte Colaborativo oferecidas pela CHEP, empresa da Brambles, em colaboração com o seu braço digital, a BXB Digital, ajudou mais de 246 clientes a alcançarem poupanças de 69,6 milhões de quilómetros e 84,600 toneladas de CO2.

Brambles está entre as empresas mais sustentáveis do mundo

Todas estas conquistas foram reconhecidas pela revista Barron’s, publicação da Dow Jones & Company, que nomeou a Brambles a segunda empresa internacional mais sustentável em todo o mundo. Além disso, a Brambles manteve a sua posição de líder da indústria nos ratings Morgan Stanley Capital International ESG (Environmental, Social and Governance) pelo quinto ano consecutivo, bem como a segunda posição na categoria de Serviços e Abastecimentos Comerciais no Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones de 2019.

Juan José Freijo, Head of Global Sustainability da Brambles, afirmou: “Estamos extremamente orgulhosos por sermos reconhecidos como um líder mundial em sustentabilidade. O nosso modelo de negócios circular ajuda a eliminar o desperdício e a reduzir a procura por recursos naturais ao longo da cadeia de abastecimento. Continuaremos a esforçar-nos no sentido de termos um impacto positivo nos nossos clientes e nas comunidades que servimos”.