Alexandra Bento reeleita Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Alexandra Bento, a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, foi reeleita para o quadriénio 2019-2023, estando a tomada de posse marcada para o dia 01 de novembro.

613

De acordo com os resultado provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral, a Lista A, liderada por Alexandra Bento, obteve 1210 dos 1827 votos apurados, tendo a Lista B, encabeçada por Fernando Pichel, registado 568 dos votos.

O ato eleitoral contou com a participação de 1827 dos 3510 eleitores da Ordem dos Nutricionistas, registando-se uma abstenção de 47,9%.

A “Lista A – Alexandra Bento, Pelo Valor da Profissão” arrecadou a maioria dos votos para os restantes órgãos que foram igualmente a eleição. Para o Conselho Jurisdicional da Ordem, a Lista A obteve 66,2% dos votos, enquanto que a Lista B registou 32,1%. Relativamente ao Conselho Geral, a Lista A conquistou 27 dos 40 mandatos disponíveis, sendo que os restantes 13 mandatos serão destinados à Lista B.

No seu programa eleitoral, Alexandra Bento apresenta várias propostas alicerçadas em cinco eixos estratégicos: “melhor qualificação e acesso”, “mais e melhor emprego”, “mais e melhor exercício profissional”, “mais proximidade com os membros” e “mais e melhor nutrição”.

As eleições decorreram, entre as 11 e as 16 horas, por voto presencial em sete assembleias de voto distribuídas pelo país (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e regiões autónomas da Madeira e Açores) e, ainda, por voto por correspondência.

Recorde-se que este foi apenas o terceiro ato eleitoral na história da Ordem dos Nutricionistas, estabelecida em 01 de janeiro de 2011. Foi Alexandra Bento quem iniciou o seu processo de criação em 1998, enquanto presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, período após o qual assumiu funções como primeira Bastonária da história da Ordem dos Nutricionistas.