11º Wine in Azores realiza-se este fim de semana em São Miguel

Chegou finalmente o fim de semana do Wine in Azores. Esta que é já a 11ª edição do maior evento vínico das Ilhas portuguesas, realiza-se esta sexta-feira, sábado e domingo.

587
Design Awards Wine in Azores

Em prova estarão mais de dois mil vinhos, os chefes de cozinha reconhecidos marcam a habitual presença, há cocktails, provas cegas, a terceira edição do “Wine in Azores Design Awards” e a primeira edição do “Best Wine in Azores”, bem como um sem número de atividades e muita animação.

A ilha de São Miguel vai encher-se de cores, aromas e sabores, mas desta vez será pela elevada concentração de vinhos: está a chegar a 11ª edição do festival vínico Wine in Azores. Vão ser três dias intensos, num verdadeiro tributo aos cinco sentidos! O Wine in Azores é o maior evento empresarial e o foco de todas as atenções em São Miguel, realiza-se nos dias 18, 19 e 20, no Pavilhão de Exposições da Associação Agrícola de São Miguel, na Ribeira Grande, das 15 às 24h00.

O certame é oficialmente inaugurado às 15h30, no dia 18 de outubro, com a presença das entidades regionais e do organizador, Joaquim Coutinho Costa, da Gorgeous Azores, que promete “uma grande festa” à semelhança das edições anteriores, sendo que “há sempre novidades a acontecer, sejam iniciativas da responsabilidade dos stands, dos chefes de cozinha ou dos produtores de vinhos”, destacou. Certo é que neste evento vínico “será possível aprender sobre vinhos, gastronomia e também divertir-se”, garante.

Para além dos mais de dois mil vinhos em prova, de todos os tipos, e de todas as regiões de Portugal, há irresistíveis iguarias para os acompanhar nas habituais tasquinhas e ainda um renovado cartaz de reconhecidos chefs de cozinha para brilhantes demonstrações gastronómicas ao vivo, como José Júlio Vintém, Paulo Mota, Renato Cunha, Tiago Santos, Miguel Castro e Silva, Francisco Gomes e ainda Luís Portugal, vencedor do MasterChef, e Pedro Jorge, vencedor do Masterchef Júnior, entre outros.

Em destaque estão os Concursos, que este ano são três. O “Wine in Azores Design Awards” premeia a imagem e criatividade dos rótulos dos vinhos presentes no evento, o concurso é promovido com o apoio da revista Paixão Pelo Vinho, parceira do Wine in Azores desde a primeira edição. Serão atribuídos prémios aos primeiros três classificados e cinco Menções Honrosas. Uma vez mais o grupo Cegos Por Provas trata de avaliar em prova cega os vinhos dos Açores para os premiar e este ano, pela primeira vez, organizam também o “Best Wine in Azores”, em busca dos melhores vinhos presentes no certame, distinguindo-os nas várias categorias:  espumante; branco; rosé; tinto; fortificado / naturalmente doce.

A Ribeira Grande, em São Miguel, é o destino de eleição até domingo. Três dias emocionantes, vividos no Wine in Azores entre vinhos, cocktails, gastronomia, música, animação e até, imagine, trotinetes elétricas, afinal a proteção do ambiente nesta ilha de rara beleza é uma preocupação constante. Um brinde!