1ª EDIÇÃO DO EVENTO ÉS SIG

A APPSIG - Associação Portuguesa Para os Sistemas de Informação Geográfica, é uma associação sem fins lucrativos que surgiu em 2016 tendo como objectivos a divulgação dos SIG e o apoio aos utilizadores que atuam na área dos sistemas de informação geográfica, em Portugal, nomeadamente através da divulgação de eventos, notícias, legislação, ofertas de emprego, metodologias, entre outros tópicos relevantes para a área.

382

O propósito é claro – a promoção dos Sistemas de Informação Geográfica e o trabalho realizado pelos que atuam neste meio e junto da comunidade. O processo de crescimento da APPSIG tem sido constante, permanente e consistente. Começamos, estrategicamente, por um período de avaliação das necessidades dos seus associados, decidindo assegurar a regularidade na divulgação de conteúdos, utilizando a nossa rede de comunicação: Página Web, LindkedIn, Facebook, tornando-a mais funcional e escalável, ajustada às necessidades atuais e futuras da associação. De igual forma foram concretizadas várias parcerias estratégicas, beneficiando assim os seus associados no acesso a bens e serviços e simultaneamente, afirmamos a promoção dos SIG através da realização periódica de eventos online – APPSIG Flash – e presenciais – GeoMeetup.

O feedback e interesse demonstrado pelos participantes e envolvidos nestes eventos levou à aceitação de um outro desafio – um evento presencial, à escala nacional, onde estejam reunidos os atores das três áreas que a APPSIG considera basilar para a disseminação de conhecimento e inovação no setor, nomeadamente: educação/investigação, empresas e entidades públicas.

“ÉsSIG” – 29 de novembro

Neste sentido, a APPSIG iniciou, ainda no ano transato, a organização do seu primeiro evento anual, o qual denominou por “ÉsSIG”. Esta denominação tenta corresponder à ambição de que através deste evento seja possível aproximar todos os envolvidos nos SIG em Portugal e criar uma rede de networking , considerando o contributo individual de todos para o desenvolvimento dos SIG a nível nacional. Esta primeira edição irá realizar-se já no próximo dia 29 de novembro de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, uma entidade parceira e o local que acolhe a sede da Associação.

Para a primeira edição do “ÉsSIG”, a aposta recai sobre o tema “os SIG em Portugal” no qual pretendemos aproximar atores dos já referidos três pilares principais de atuação dos SIG em Portugal. Desta forma, o ÉsSIG, encontra-se estruturado em três sessões distintas: uma sessão dedicada ao ensino e investigação, outra dedicada às empresas e uma sessão final que pretende evidenciar a forma como o SIG tem sido utilizado no apoio à decisão em entidades públicas.

Cada sessão terá um espaço de debate individualizado e no final do encontro irá ocorrer uma sessão conjunta onde se pretende uma exploração crítica das apresentações realizadas ao longo do programa. Cumulativamente, irá realizar-se um workshop, incidindo sobre as potencialidades da programação e software open source com o tema “Estatísticas espaciais com R” (ministrado com recurso a R e Qgis). Ainda, um espaço para divulgação técnico/científica, através de comunicações orais e posters, pretendendo-se com isto, que os participantes possam apresentar a forma como os SIG são uma ferramenta importante no seu dia a dia. A encerrar teremos um coffee-end e espaço para networking, visando a aproximação dos vários utilizadores que compõem o setor em Portugal.

Os grandes objetivos da APPSIG com este evento passam pela divulgação do que melhor se faz em Portugal relacionado com a área, disseminando de igual forma a utilização de soluções proprietárias e open source promovendo a exposição da temática e da área ao exterior e potenciar o networking que é encarado como fundamental na criação e estreitamento de sinergias entre diferentes intervenientes.

Na nossa página oficial (www.appsig.pt) e redes sociais, vai encontrar toda a informação sobre o programa, opções de inscrição e pagamentos, entre outras. Toda a informação é atualizada constantemente com a confirmação de oradores, patrocinadores e parceiros que connosco estão a organizar e tornar possível esta primeira edição do ÉsSIG e aos quais apresentamos desde já o nosso agradecimento por acreditarem neste projeto e por connosco o pretenderem fazer crescer e divulgar. A APPSIG espera contar com a presença de todos e tornar este evento num dos mais importantes eventos de SIG do país.