
O propósito é claro – a promoção dos Sistemas de Informação Geográfica e o trabalho realizado pelos que atuam neste meio e junto da comunidade. O processo de crescimento da APPSIG tem sido constante, permanente e consistente. Começamos, estrategicamente, por um período de avaliação das necessidades dos seus associados, decidindo assegurar a regularidade na divulgação de conteúdos, utilizando a nossa rede de comunicação: Página Web, LindkedIn, Facebook, tornando-a mais funcional e escalável, ajustada às necessidades atuais e futuras da associação. De igual forma foram concretizadas várias parcerias estratégicas, beneficiando assim os seus associados no acesso a bens e serviços e simultaneamente, afirmamos a promoção dos SIG através da realização periódica de eventos online – APPSIG Flash – e presenciais – GeoMeetup.
O feedback e interesse demonstrado pelos participantes e envolvidos nestes eventos levou à aceitação de um outro desafio – um evento presencial, à escala nacional, onde estejam reunidos os atores das três áreas que a APPSIG considera basilar para a disseminação de conhecimento e inovação no setor, nomeadamente: educação/investigação, empresas e entidades públicas.
“ÉsSIG” – 29 de novembro
Neste sentido, a APPSIG iniciou, ainda no ano transato, a organização do seu primeiro evento anual, o qual denominou por “ÉsSIG”. Esta denominação tenta corresponder à ambição de que através deste evento seja possível aproximar todos os envolvidos nos SIG em Portugal e criar uma rede de networking , considerando o contributo individual de todos para o desenvolvimento dos SIG a nível nacional. Esta primeira edição irá realizar-se já no próximo dia 29 de novembro de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, uma entidade parceira e o local que acolhe a sede da Associação.
Para a primeira edição do “ÉsSIG”, a aposta recai sobre o tema “os SIG em Portugal” no qual pretendemos aproximar atores dos já referidos três pilares principais de atuação dos SIG em Portugal. Desta forma, o ÉsSIG, encontra-se estruturado em três sessões distintas: uma sessão dedicada ao ensino e investigação, outra dedicada às empresas e uma sessão final que pretende evidenciar a forma como o SIG tem sido utilizado no apoio à decisão em entidades públicas.
Cada sessão terá um espaço de debate individualizado e no final do encontro irá ocorrer uma sessão conjunta onde se pretende uma exploração crítica das apresentações realizadas ao longo do programa. Cumulativamente, irá realizar-se um workshop, incidindo sobre as potencialidades da programação e software open source com o tema “Estatísticas espaciais com R” (ministrado com recurso a R e Qgis). Ainda, um espaço para divulgação técnico/científica, através de comunicações orais e posters, pretendendo-se com isto, que os participantes possam apresentar a forma como os SIG são uma ferramenta importante no seu dia a dia. A encerrar teremos um coffee-end e espaço para networking, visando a aproximação dos vários utilizadores que compõem o setor em Portugal.
Os grandes objetivos da APPSIG com este evento passam pela divulgação do que melhor se faz em Portugal relacionado com a área, disseminando de igual forma a utilização de soluções proprietárias e open source promovendo a exposição da temática e da área ao exterior e potenciar o networking que é encarado como fundamental na criação e estreitamento de sinergias entre diferentes intervenientes.
Na nossa página oficial (www.appsig.pt) e redes sociais, vai encontrar toda a informação sobre o programa, opções de inscrição e pagamentos, entre outras. Toda a informação é atualizada constantemente com a confirmação de oradores, patrocinadores e parceiros que connosco estão a organizar e tornar possível esta primeira edição do ÉsSIG e aos quais apresentamos desde já o nosso agradecimento por acreditarem neste projeto e por connosco o pretenderem fazer crescer e divulgar. A APPSIG espera contar com a presença de todos e tornar este evento num dos mais importantes eventos de SIG do país.