MITEL O MELHOR PARCEIRO NA MELHORIA DA SAÚDE

“As soluções tecnológicas da Mitel ajudam estas empresas a aumentar a eficiência e a produtividade de forma segura, melhorar a satisfação dos pacientes e apoiar os esforços de transformação digital”. A Revista Pontos de Vista foi conhecer a Mitel e conversou com Cláudio Moreira, Portugal Managing Director & Head of Sales da marca, que tem vindo a apresentar ao mercado soluções inovadoras e competitivas em prol de parceiros e clientes.

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MITEL é hoje um player reconhecida a nível mundial e que tem perpetuado um legado assente em pilares como credibilidade, excelência e qualidade. No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, como podemos caraterizar a marca e a evolução da mesma em prol do cliente?

A Mitel é uma empresa multinacional fundada em 1973. A nossa visão e missão, o nosso único objetivo, é tornar as comunicações e a colaboração fáceis, ágeis e eficazes, em resumo perfeitas. Todos os dias focamo-nos em perceber como o mundo pode comunicar de forma mais simples e intuitiva, dando liberdade aos clientes para comunicar de qualquer local com qualquer equipamento ou aplicação à sua escolha. Hoje, somos reconhecidos como um líder mundial, sendo que em algumas das regiões onde atuamos, como é o caso da Europa somos #1, apresentando ao mercado soluções inovadoras e competitivas e que aportam elevado valor aos nossos clientes.

Na sua opinião e pela experiência que aporta, quais são os principais desafios, com os quais se deparam as empresas ligadas ao Sector da Saúde e como tem a MITEL colmatado os mesmos?

As empresas ligadas ao Sector da Saúde têm hoje vários desafios, sendo o maior dos quais, não estarem imunes ao desafio de tentar fazer mais com menos. Muitas instituições no interesse da economia de custos, atrasaram as atualizações da tecnologia de comunicação, porque os sistemas continuam a funcionar, e adquirir uma solução de comunicação moderna e mais eficiente, para muitas empresas deste sector, erradamente, não é considerada vital para a prestação de serviços de saúde. A soluções tecnológicas da Mitel, ajudam estas empresas a aumentar a eficiência e a produtividade de forma segura, melhorar a satisfação dos pacientes e apoiar os esforços de transformação digital, para atualizar os ativos de comunicação antigos que, embora ainda funcionem, pouco ou nada fazem para aumentar a qualidade do atendimento aos pacientes.

A Transformação Digital tem assumido uma dinâmica muito forte nos últimos tempos, sendo que o setor da saúde, em geral, tem sido algo relutante em adotar as novas tecnologias digitais, novos modelos de negócio e novos mindsets decorrentes dos desenvolvimentos tecnológicos. Desta forma, que soluções consegue a MITEL apresentar em Portugal que façam a diferença na melhoria da qualidade de vida em saúde?

Por mais avançada que seja a tecnologia, para a Mitel a peça chave da transformação são as pessoas. É impossível ter uma organização eficiente, com recursos humanos insatisfeitos. Objetivamente, a satisfação dos profissionais de saúde está diretamente relacionada com a satisfação dos pacientes. Na Mitel, temos a experiência em ajudar empresas ligadas ao sector da saúde, para simplificar os processos e torná-los mais eficientes, permitindo que os recursos humanos não fiquem presos a tarefas burocráticas, mas focados na satisfação dos pacientes e a poderem contribuir assim, para o sucesso das organizações.

É legítimo afirmar que com as tecnologias «made in» MITEL, os pacientes vêm em primeiro lugar? Como explica esta filosofia?

Todos os atores na área da saúde, do Prestador de Serviços ao Regulador, estão focados na melhoria da satisfação dos pacientes, da forma mais económica e diferenciadora possível. A experiência vivenciada pelos pacientes e os cuidados ou a atenção que recebem de um dado prestador de serviços, tem um peso significativo na sua escolha futura. Atualmente, os avanços na tecnologia ocorrem a uma velocidade exponencial e tecnologias como Social Media, IoT e Machine Learning, mudaram a forma como vivemos, como comunicamos e como nos conectamos. Estes avanços também mudaram a forma como os negócios são realizados. Colaboradores e clientes esperam que a comunicação nas suas vidas profissionais seja tão consistente quanto a das suas vidas pessoais. A tecnologia disponibilizada pela Mitel, é pensada para responder aos desafios específicos do Sector da Saúde, integrando os mais recentes avanços da tecnologia, sendo o ponto central de todo o desenvolvimento, garantir a melhor Experiência de Paciente.

Estão preparados para responder às exigências e às necessidades de empresas públicas e privadas no domínio da saúde? Na orgânica destes players, privado e público, existem distinções no momento de oferecer os vossos serviços e produtos?

Na visão da Mitel, não há diferença entre os requisitos do sector de saúde público ou privado. Enfrentar orçamentos limitados e escassez de recursos humanos em áreas-chave, obriga a que os Administradores e Diretores, sem margem para erros, tenham de acertar nas suas decisões e fazer investimentos em tecnologia que maximizem o desempenho geral das instalações, continuando a aumentar os índices de satisfação dos pacientes ao mesmo tempo que reduzem custos.

Os investimentos em segurança, produtividade e satisfação dos pacientes podem sair mais caros, quando são selecionadas soluções individuais que podem não funcionar integradas com o ambiente de aplicações existente. As soluções Mitel permitem endereçar as premissas fundamentais, pois resolvem os problemas dos vários aspetos da relação com os pacientes, ao mesmo tempo que integram com os sistemas existentes de forma segura.

No âmbito da saúde, fale-nos um pouco mais sobre as soluções perpetuadas pela MITEL para o mercado.

A Mitel apresenta-se às empresas ligadas ao Sector da Saúde, com soluções modulares, pensadas especificamente para responder às necessidades de:

Comunicações – Com modernos e inovadores sistemas de comunicação, contact center, mobilidade e colaboração, com uma arquitetura centralizada ou distribuída em Cloud Privada, a Mitel promove uma integração mais estreita, com os sistemas existentes e com os equipamentos periféricos, para otimizar processos e aumentar a produtividade. A segurança e flexibilidade na escolha são as chaves, pois todas as organizações têm desafios únicos.

Relação com Paciente – A tecnologia pode ser complexa, mas para a Mitel, tem que ser simples de utilizar, intuitiva e que permita otimizar as tarefas. A Mitel, permite que as interações com o paciente sejam mais refinadas, utilizando os sistemas de informação internos e a Inteligência Artificial. As soluções disponibilizadas permitem a integração de ferramentas de colaboração e aplicações para os pacientes, nos fluxos de trabalho das equipas que têm contato público, oferecendo uma experiência de utilização única.

Adaptadas à realidade de cada organização, podemos também implementar soluções tecnológicas flexíveis que respondem às expetativas dos pacientes e a cumprir métricas de qualidade. Tomemos como exemplo um Centro de Exames e Análises clínicas. Várias centenas de milhares euros podem ser perdidos, se os pacientes não conseguirem fazer o agendamento atempadamente. Analisando as interações em tempo real, proveniente de vários canais de comunicação como a voz, email, SMS, redes sociais e com estes dados agir em antecipação, reduzindo o tempo de resposta e abandono das chamadas, as soluções Mitel, podemos evitar que aconteçam perdas, utilizando os dados recolhidos para otimizar automaticamente o fluxo de atendimento.

A terminar, o que podemos esperar da MITEL de futuro e como vê o vindouro no que concerne à Transformação Digital em saúde?

A viagem da Transformação Digital é um processo emergente que deve ser encarado pelos decisores como inevitável, especialmente no Sector da Saúde. A tecnologia é o aliado que contribui significativamente no processo de transição da transformação digital, focada na satisfação dos pacientes, na otimização dos recursos, em trazer eficiência aos processos e na redução dos custos.

À medida que o ritmo da transformação continua a acelerar, aumentam as apostas para que todos os prestadores de serviços se tornem:

Mais eficazes e proativos: capazes de antecipar os pedidos e as necessidades dos clientes, dos pacientes, entre outros;

Mais acessíveis: disponíveis 24/7, a qualquer hora, em qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo ou aplicação;

Flexíveis e com um perfil adaptativo: prontos para adotar as mais recentes tecnologias e tendências, tornando-se únicos.

Qualquer investimento em tecnologia de comunicação que que se ligue à organização, deve ser simples utilizar, inteligente, em tempo real, multiplataforma e flexível. À medida que essas tecnologias se tornam cada vez mais comuns, os decisores das organizações precisam de trabalhar com parceiros que estão alinhados com estes princípios e são capazes de oferecer a próxima geração de comunicação e colaboração. A Mitel é líder nos sectores onde atua e ajuda diariamente empresas ligadas ao Sector da Saúde a serem únicas, a sobressair no seu mercado e a oferecer novos serviços inovadores aos seus Clientes.

Escolher MITEL…é?

… é a garantia que têm ao seu lado um parceiro de viagem, com experiência em ajudar empresas ligadas ao Sector da Saúde, por todo o mundo. A Mitel disponibiliza hoje, de forma segura, a próxima geração de comunicação e colaboração, que garante o maior retorno de investimento, simplifica o ambiente de IT, otimiza processos, integrada com as aplicações informáticas e com as apps existentes, permitindo que as empresas ligadas ao Sector da Saúde estejam focadas no que é importante, a Satisfação dos Clientes.