“NA ISS TENTAMOS ESTAR SEMPRE um passo mais à frente”

A inovação e a transformação digital são vetores praticamente presentes em todos os setores, sendo que as empresas promovem as mesmas em prol da satisfação dos seus clientes. A Revista Pontos de Vista conversou com Javier Urbiola, Presidente Executivo da ISS Ibéria, uma marca que ano após ano apresenta sempre níveis de excelência elevados e que é hoje líder incontestado do seu mercado de atuação.

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Sobejamente conhecida e reconhecida, a ISS assume-se atualmente como um líder incontestável na prestação de soluções para instalações, oferecendo serviços de excelência e qualidade. Neste sentido, como é que adaptam os vossos serviços às necessidades dos clientes?

As empresas como a ISS não fornecem apenas serviços, pois devemos ser parceiros dos nossos clientes e entender quais são os seus objetivos. Isto parece ser algo básico, mas por vezes focamo-nos apenas nos requisitos básicos, sendo que estas não são as necessidades reais dos nossos clientes. Assim sendo, é fundamental questionar o cliente e entender qual o seu propósito, sendo que a partir deste ponto partimos para a elaboração de um plano específico e à medida.

No domínio da vossa dinâmica, qual a importância da inovação e de que forma é que isso mesmo se reflete no vosso sucesso e satisfação dos clientes?

Na ISS tentamos estar sempre um passo mais à frente e estimular a informação no interior da própria empresa. Posso afirmar que a ISS detém metodologia adequada e os programas específicos para alcançar a melhoria continua, promover prémios e reconhecer o desempenho dos nossos trabalhadores, para que estes partilhem as suas ideias e projetos. Para além de todas as iniciativas internas, na ISS realizamos igualmente workshops com os nossos clientes.

As ferramentas digitais são hoje essenciais para obter ganhos de eficiência nas organizações? Como o perpetuam?

As ferramentas digitais são fundamentais e já não é possível imaginar o nosso dia-a-dia sem a digitalização, pois teve um grande impacto no funcionamento interno da empresa. Na ISS estamos continuamente a analisar todas as áreas, quer sejam funcionais ou operativas, para que as nossas tecnologias se tornem mais sustentáveis, mais eficientes e consequentemente mais competitivas.

Passo a um exemplo prático: no departamento de manutenção, optamos por colocar sensores que avaliam constantemente qual o estado de cada peça ou máquina, permitindo evitar uma avaria. Posso adiantar também que estamos a instalar dispositivos que meçam a temperatura, iluminação e a frequência de uso dos espaços comuns. Estas melhoras continuas, permitem uma manutenção apropriada dos espaços de acordo com as necessidades de cada temporada, otimizando o trabalho da nossa equipa. Estas medidas, são sem dúvida, muito eficazes e poupam tempo.

Essa aposta na inovação que têm realizado perpetuam uma vertente somente direcionada para o cliente ou a mesma pode ser também um caso de eficiência no seio da organização em prol dos vossos recursos humanos?

Claro que sim, somos os primeiros a tentar ser mais eficientes. Em ISS Ibéria deparamo-nos por exemplo, com o facto de haver uma dispersão geográfica dos nossos colaboradores e a dificuldade que temos em certos momentos, como por exemplo, com a assinatura de documentos oficiais. Deste modo, desenvolvemos um projeto, em conjunto com Signaturit para garantir os aspetos legais e a segurança que implicam os processos de assinatura de contratos, sem que o funcionário tenha de ir até aos nossos escritórios. Com este projeto poupamos tempo, papel e trabalhamos com mais segurança, pois o registo é feito numa plataforma especialmente desenhada para tratar de assuntos legais.

Que outros recursos no domínio da tecnologia e da inovação digital é que fomentam no seio da empresa?

Seguindo o exemplo anterior, sobre o modo como a digitalização ajudou na gestão das pessoas, implementamos uma secção de emprego no nosso site, onde qualquer pessoa se pode inscrever. Esta novidade na ISS, veio melhorar as oportunidades de emprego, a visibilidade dos candidatos e tornar o processo de seleção mais transparente. Para além disso, ajudou também a organizar as atualizações dos nossos clientes com uma base de dados ativa e constantemente atualizada. Desenvolvemos também uma plataforma de formação online, Mylearning, bem como cursos complementares para incentivar ao desenvolvimento de outras competências e aprendizagens.