MAR SHOPPING MATOSINHOS AJUDA CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA E OU INCAPACIDADE A USUFRUIR DE TERAPIA COM CAVALOS

Ação de Responsabilidade Social de Natal do MAR Shopping Matosinhos é já uma tradição. Ao mesmo tempo que proporciona um ambiente mágico para os mais pequenos viverem em pleno a fantasia do Natal, sensibiliza-os e às suas famílias para apoiarem causas sociais em prol da comunidade local.

215

Vários estudos e artigos científicos de todo o mundo têm vindo a apontar para os benefícios das terapias assistidas por cavalos em pessoas Atento a esta realidade, o MAR Shopping Matosinhos decidiu apoiar este ano a AEPM – Associação Equiterapêutica de Porto e Matosinhos – IPSS certificada pela Entidade Reguladora da Saúde – no âmbito da sua ação de Responsabilidade Social de Natal.

Entre 4 de novembro e 6 de janeiro, o MAR Shopping Matosinhos oferece aos mais pequenos um “Mundo Mágico” de Natal, com minipista de gelo e um carrossel, cuja entrada de 1€ reverte para proporcionar Sessões de Terapia Assistida por Cavalos a crianças e jovens.
Um artigo científico, intitulado “Horses Helping Children Grow” [em português: Cavalos ajudam crianças a crescer], publicado em outubro de 2017, no Journal of Instructional Pedagogies, aponta os benefícios das atividades assistidas por cavalos na diabetes infantil, no desenvolvimento cognitivo das crianças, na aquisição de competências, na autoestima e na ansiedade.

Um outro artigo, “Equine Assisted Activities and Therapies in Children with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review and a Meta-Analysis” [em português: Atividades e terapias assistidas por cavalos em crianças com autismo: uma revisão sistemática e uma meta-análise], desenvolvido por investigadores da Pozman University of Medical Sciences, na Polónia, conclui: “A grande maioria de relatórios disponíveis demonstraram a elevada eficácia da EAAT [sigla em inglês para Atividades e Terapias Assistidas por Cavalos], sobretudo no aumento de capacidade de sociabilização”.

Fundada há nove anos, a AEPM atua em quatro valências a nível terapêutico – Psicoterapia; Hipoterapia; Equitação Terapêutica e Equitação Desportiva Adaptada, proporcionando uma resposta terapêutica a cerca de 350 crianças, jovens, adultos e seniores, com o objetivo de melhorar as capacidades cognitivas, emocionais e motoras de cada um, através do contacto com os cavalos.

Com o valor que for angariado com as entradas no “Mundo Mágico” durante a época natalícia, pretende-se proporcionar Terapia Assistida. O objetivo é que, ao longo de um ano, um grupo de crianças ou jovens com deficiência e/ou incapacidade, provenientes de uma instituição, possam usufruir de terapia assistida por cavalos semanalmente e de forma gratuita.