PROCURA POR MANUAIS ESCOLARES CAI 157% EM 2019

O OLX acaba de revelar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma, em que apresenta indicadores pertinentes sobre a procura e oferta de livros escolares. A informação divulgada reflete a comparação entre os anos de 2017, 2018 e 2019.

222

Este estudo apenas confirma algo que se previa desde a entrada em vigor do decreto-lei que tornou gratuitos os manuais escolares para praticamente todos os alunos do ensino obrigatório. O OLX era uma das principais alternativas para as famílias que queriam poupar algum dinheiro na aquisição destes produtos, mas agora, com a gratuitidade dos mesmos, é natural que a procura tenha uma quebra acentuada. O que acaba por ser impressionante é que, apesar desta condicionante óbvia, ainda continuamos a registar números muito interessantes, tanto ao nível da oferta como da procura, nesta categoria, sobretudo nos grandes centros urbanos”, analisa Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal.

Uma outra curiosidade interessante prende-se com o ranking das palavras-chave mais pesquisadas nesta categoria, dando uma perspetiva mais precisa sobre o que as pessoas mais procuram: 1º – “8 ano”, 2º – “professor”, 3ª – “5 ano”, 4º – “6 ano”, 5º – “livros escolares”.