Portugal Renewable Summit 2019 recebe importantes especialistas nacionais e internacionais do setor das renováveis

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, realiza no próximo dia 28 de novembro, pelas 09h00, na Fundação Oriente em Lisboa, a sua Conferência anual, Portugal Renewable Summit, dedicada ao tema "Da Transição ao Compromisso Energético". O evento conta com a participação de importantes especialistas nacionais e internacionais do setor da energia.

325

A Conferência será dividida em três grandes painéis, que englobam os mais atuais e relevantes temas relacionados com as energias renováveis. O primeiro, dedicado à cidadania na transição energética, abordará as alterações climáticas, a digitalização e a regulação na adoção de novos modelos de negócios. No segundo painel serão discutidas ferramentas de financiamento e decisões de investimento, com foco na energia solar, PPAs, leilões e projeções de preços de eletricidade para 2030. Por fim, no terceiro painel serão apresentados os principais desafios do setor energético até 2030, como a regulamentação dos mercados, a adaptação das redes ao novo paradigma energético, o licenciamento ou o repowering. Pelo meio, haverá ainda um segmento dedicado à análise do PNEC – Plano Nacional de Energia e Clima.

 A abertura e o encerramento do evento estarão a cargo, respetivamente, da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa e do Secretário de Estado da Energia, João Galamba. Paralelamente, terá lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2019  – uma iniciativa que visa divulgar teses académicas relacionadas com a eletricidade de origem renovável.

São esperados cerca de 450 participantes – a maior afluência de sempre a um evento da APREN e um marco histórico no âmbito dos eventos do género em Portugal –, que ouvirão oradores de entidades como a Huawei, ENEL Green Power, Smartenergy, WindEurope, CaixaBank e Comissão Europeia.