“Estamos verdadeiramente numa revolução visual inteligente”

Se existe marca que está sempre na vanguarda, essa é a Shamir Optical. A mesma tem vindo a apostar na vertente da Inteligência Artificial e desenvolveu as lentes Shamir Autograph Intelligence, que apresentam um conceito revolucionário de lentes progressivas. A Revista Pontos de Vista quis saber mais e foi conversar com Luís Feijó, CEO da Shamir Optical, que nos deu uma visão mais profunda sobre as valias deste novo produto e as razões da aposta da marca na IA.

2402

Graças a uma tecnologia inovadora de agregação de dados de utilização aliada à inteligência artificial, a Shamir desenvolveu as lentes Shamir Autograph Intelligence. No sentido de contextualizar o nosso leitor, porquê esta aposta da marca e quais são as mais valias que estas lentes apresentam para quem necessita de cuidados de saúde ocular?

A Shamir Optical, como especialista em lentes progressivas e detentora de um dos maiores e melhores departamentos de Investigação & Desenvolvimento de lentes oftálmicas do mundo, levou a cabo uma intensa pesquisa, baseada em Big Data e Inteligência Artificial, para analisar os comportamentos visuais, os campos visuais mais requeridos e a frequência com que cada um destes campos visuais é utilizado, por pacientes entre os 40 e os 80 anos. A conclusão a que se chegou é que existe uma lacuna entre os designs (geometrias) atuais de lentes oftálmicas e a diversidade de necessidades visuais dos pacientes de hoje. As lentes progressivas até hoje apresentam um conceito de design único a todos os pacientes, não conseguindo satisfazer todas as necessidades.

As lentes Shamir Autograph Intelligence™ têm um conceito revolucionário de lentes progressivas, desenvolvido com elementos de Inteligência Artificial e Big Data, e baseado em resultados que evidenciam a relevância das diferentes necessidades visuais em todos os tipos de pacientes dos dias de hoje.

Porquê que esta é a lente mais evoluída do mercado? O que aporta consigo que marque a diferença? Quais são os principais focos da mesma?

Utilizando um novo software, desenvolvido internamente, o Head-Eye Integrative Movement, conseguimos mapear exatamente através de que áreas da lente o paciente olha de facto, ao longo de ambos os meridianos, horizontal e vertical, ao desempenhar tarefas específicas, nas diferentes áreas da visão.

As Shamir Autograph Intelligence™ aparecem como as primeiras lentes progressivas de design contínuo a ajustar de forma perfeita as necessidades visuais dos pacientes à sua idade visual – Visual Age™, proporcionando uma focagem imediata a todas as distâncias, suavidade na transição entre os campos visuais, conforto visual adicional na utilização de equipamentos digitais e uma adaptação fácil e imediata.

Esta foi uma forma de estabelecer padrões, ou seja, conseguem associar as necessidades visuais à idade visual de cada pessoa?

Mais do que isso, conseguimos uma correlação entre cada ametropia (ou problema visual) e a idade visual do paciente. As necessidades de um paciente presbíope míope com 50 anos não são as mesmas de um paciente presbíope hipermétrope com 50 e este de 50 com um de 40.

Integrando a genética de vários designs de lentes oftálmicas, baseados em 12 protótipos, um por cada idade visual, a Continuous Design Technology™ forma a base deste produto inovador com o conceito de design contínuo.

Por seu lado, a nova tecnologia Shamir Visual AI Engine™ implementa o conceito de design contínuo ao longo de toda a matriz de parâmetros de personalização, que através de Inteligência Artificial, corre um processo de otimização multidimensional, baseado na genética de vários designs, fazendo nascer o design de lentes mais inovador do mercado, que dá a resposta exata à pessoa certa.

Esta aposta na Inteligência Artificial revela como a Shamir, tem vindo a apostar constantemente em tecnologias de ponta e na inovação personalizada em prol das necessidades de cada um?

Efetivamente a Shamir como empresa Israelita tem no seu ADN a inovação e o pioneirismo. No desenvolvimento deste design de lentes progressivas, a Shamir desenvolveu e patenteou três novas tecnologias* inovadoras em óptica – a Eye Point Technology™ AI, a Continuous Design Technology™ e a Visual AI Engine™ -. A acrescer a estas tecnologias, temos um algoritmo alimentado por BIG DATA, que está sempre em evolução.

Sabemos que as necessidades de hoje não serão seguramente as mesmas de amanhã, e é aqui a nossa vantagem, falamos de uma geometria de lentes dinâmica.

É legítimo afirmar que uma das principais vantagens destas lentes passa pela capacidade de personalização, pois, como sabemos, a maioria das lentes progressivas são desenvolvidas de acordo com um conceito de design único, ou seja, responde da mesma forma às necessidades de pessoas diferentes?

Esta lente vai para além da personalização de que hoje se fala. Até agora, personalização era produzir lentes progressivas, de acordo com as medidas dos óculos escolhidos e com as distâncias pupilares do paciente. Para além desta personalização, o algoritmo tem em consideração a necessidade de correção (ametropia) e a idade visual do paciente.

Este produto revela que atualmente vivemos um período de revolução visual inteligente e que a Shamir, mais uma vez, está na liderança?

Com esta lente, conseguimos uma vez mais dar um passo no sentido de “Recriar a Visão Perfeita”. Estamos verdadeiramente numa revolução visual inteligente!

Para quem não conhece, o que podem ganhar aqueles que decidem usar este produto?

A melhor sensação de um portador de óculos é não sentir que os usa. É este o testemunho principal que temos recebido dos utilizadores das nossas lentes Shamir Autograph Intelligence™.

*Patentes Pendentes da Shamir Optical

Novidades para 2020?

A pensar nas necessidades visuais dos mais jovens, expostos diariamente a ecrãs digitais, o departamento de Investigação e Desenvolvimento da Shamir desenvolveu e lança as novas lentes Shamir Millennium™, que aliam os benefícios da saúde ocular ao melhor desempenho na resposta aos desafios digitais dos dias de hoje. Já disponíveis nas melhores ópticas.