StarSul - HENRIQUE CHAMPALIMAUD

No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, quando é que foi edificada a Starsul e de que forma é que a marca tem vindo a perpetuar uma linha evolutiva assente na qualidade e excelência do serviço?

A Mercedes-Benz está representada no Algarve desde 1959, sempre focada no comércio e indústria de automóveis da marca Mercedes-Benz, registando bastante prestígio na região em que está inserida, desde os seus primórdios. Anos mais tarde, em 1996, a C. Santos Algarve, foi adquirida pelo grupo Hipogest e em 2007, foi alterada a sua denominação social para StarSul – Comércio de Automóveis S.A, assegurando a assistência técnica e venda de peças e acessórios originais para toda a região do Alentejo e Algarve. Claro que a escolha da marca Mercedes-Benz, foi pensada ao pormenor, porque representar esta marca com um nome solidificado e abrangente no mercado automóvel, é uma mais-valia. A marca está sempre em constante inovação e evolução relativamente a novos métodos e conceitos. Desde 2012 que tem vindo a alargar a sua gama de produtos, e nós temos vindo a cobrir todo o tipo de serviços e produtos da mesma. Atualmente, estamos certificados de acordo com a norma ISO 9001:2015, a qual nos confere a aplicação dos exigentes padrões do sistema de gestão da qualidade. Através destes benefícios que a marca nos proporciona, juntamente com o foco que colocamos em tudo aquilo que fazemos e acompanhando a evolução, tentamos, diariamente, alcançar a excelência neste setor.

A Starsul está presente no sul do país, Alentejo e Algarve. Porquê esta aposta geográfica e como tem sido realizado o crescimento da marca?

A oportunidade desta aposta geográfica no sul do país, surgiu em 1996 com a aquisição de um concessionário Mercedes-Benz em Faro. A evolução deste mercado no Algarve foi bastante significativa e estendemos a Starsul até Portimão, devido a exigências da marca em cobrir toda a área Algarvia, assim como, a extensão até ao Alentejo, mais concretamente, Évora. Estamos presentes em três distritos, Faro, Évora e, desde Março de 2019, em Beja.

A expansão foi acontecendo de forma natural, aproveitando as oportunidades de investimento e as exigências e necessidades do mercado. O crescimento da marca tem vindo a ser cada vez mais notório. No entanto, é importante salientar que das quatro unidades, Faro representa mais de 50 porcento da operação, alavancada pelo grande crescimento económico do Algarve nos últimos anos.

A Starsul está intimamente ligada à Mercedes, uma marca de paixões e uma das mais reconhecidas a nível mundial. Uma vez conectados através da marca, de que forma é que a Starsul atua na diferença no contacto com o cliente?

Para se conseguir ter sucesso nas vendas, temos que marcar pela diferença. E a diferença não é só no produto, mas também, e sobretudo, no atendimento, na preocupação com as necessidades do cliente e fazer com que este se sinta único. É fulcral ter sempre uma resposta para o nosso cliente e facilitar sempre o relacionamento com o mesmo. O contacto de proximidade é essencial neste setor. A Starsul tem a capacidade de personalizar e de tratar o cliente como o mais importante. Ter pessoas satisfeitas com o nosso atendimento e produto, é o nosso maior valor. O nosso lema é servir bem, essa sim, é a nossa grande função para nos diferenciarmos no mercado.

O facto de representarem uma das marcas automóveis mais apreciadas em Portugal, obriga a que o comportamento dos colaboradores se adeque ao posicionamento no mercado? Essa orgânica, perpetua-se de que forma?

É claro que o comportamento dos nossos colaboradores deve adequar-se ao posicionamento no mercado da Mercedes-Benz. O mais fundamental para trabalhar neste setor é o envolvimento dos colaboradores naquilo que fazem de forma a contribuir para o crescimento da empresa. Para isso, a marca tem uma aposta muito grande em formação e a Starsul garante essa formação a todos os colaboradores, de forma a que estes se sintam, parte da estrutura da empresa e forneçam aos seus clientes um serviço de excelência e qualidade. Este é um mercado cada vez mais exigente e para isso é necessário ter colaboradores atentos, disponíveis e informados de forma a corresponder a todas as necessidades da marca e clientes.

Sente que além da evolução do mercado automóvel, que o próprio vendedor ou comercial de automóveis teve necessidade de mudar a sua forma de estar e de atuar para singrar?

O setor automóvel em Portugal vai paulatinamente caminhando no sentido da profissionalização e inovação. É um negócio com muitas valências, que tem de ser gerido de uma forma muito profissional. É necessário perceber o que é que mudou durante estes anos e o que ainda vai mudar e para isso é necessária velocidade na operação e na tomada de decisões. É necessário estar um passo mais à frente daquilo que nos é exigido. O colaborador hoje em dia, tem de perceber que a velocidade em que opera, tem de ser muitas vezes superior daquilo que era há 30 anos. O mundo está em constante evolução e inovação e quem trabalha no mercado automóvel, precisa acompanhar este ritmo frenético.

Poderá a inovação no setor também ser vista ao nível das vendas online, ou seja, será o futuro deste setor mais direcionado para a vertente comercial digital? A Starsul tem vindo a preparar-se para essa mudança de paradigma?

O mercado automóvel tem vindo a sofrer uma grande mudança. Tudo está à distância de um clique. E para isso é preciso rapidez na forma como atuamos e acompanhamos as novas tendências. No momento atual, em que a informação e a velocidade de negócio são contadas ao minuto, ninguém pode deixar de responder a um email ou atender um telefone, ou até mesmo estar atento às redes sociais. É preciso acompanhar esta nova vertente mais digital e claro que a Starsul está nesse caminho.

A terminar, quais os grandes desideratos da marca para 2020 e o que significa escolher a Starsul para adquirir um automóvel?

Escolher a StarSul significa ter sempre alguém consigo do início ao fim cada processo de venda. É ter um acompanhamento personalizado, é ser bem servido e atendido. É ficar satisfeito com a sua decisão. Nunca um cliente da StarSul ficará sem resposta. A Starsul significa solidez e compromisso para com os seus clientes